Eventos abordam Literatura e Feminismo com escritora portuguesa Ana Luísa Amaral

13/05/2016 16:30

O Núcleo Literatual e o Instituto de Estudos de Gênero (IEG – UFSC) realizam, nos dias 17, 18 e 30 de maio, três eventos com a escritora e professora portuguesa Ana Luísa Amaral, da Universidade do Porto. Os eventos serão uma aula aberta, um minicurso e o lançamento de seu livro Ara, acompanhado de uma conversa com a autora. As atividades têm como tema principal a relação entre Literatura e Feminismo.

Dia 17, ocorrerá a Aula Aberta Crítica Feminista e Estudos de Gênero: silêncios, invisibilidades e estereótipos, com um debate conduzido pela professora de Letras Rosana Kamita.

Horário: das 10h às 12h. Local: sala Machado de Assis, 4º andar, CCE-B, UFSC.

Dia 18, será realizado o Curso Gênero, Sexo e Sexualidades: Diálogos Poéticos e Políticos em Devir, que promoverá, a partir da leitura de poemas, uma análise da poesia portuguesa baseada nas questões de gênero, nos movimentos feministas e na Teoria Queer. Para realizar essa análise, serão utilizados livros da própria autora e das teóricas feministas Judith Butler, Hélène Cixous e Maria Irene Ramalho.

Os livros estão disponíveis neste link.

As inscrições para o minicurso poderão ser realizadas na primeira quinzena de maio pelo site do Literatual.

Horário: das 14h às 18h. Local: sala Drummond, Térreo, CCE-B, UFSC.

Dia 30, será o lançamento, no Brasil, do romance Ara, publicado pela primeira vez em 2013. O livro, que possui linguagem poética, fala sobre o amor entre duas mulheres e mistura ficção com elementos da vida da autora, desde sua infância. Durante o lançamento, Ana Luísa Amaral apresentará performances artísticas.

Horário: das 16h às 20h. Local: Auditório Henrique Fontes, Térreo, CCE-B, UFSC.

Os participantes da Aula Aberta e do Minicurso receberão certificados.

Mais informações aqui.

2 - E-flyer Ana Luisa Amaral - aula aberta 3 - E-flyer Ana Luisa Amaral - curso 4 - E-flyer Ana Luisa Amaral - lançamento

Tags: Ana luísa AmaralCCEescritora portuguesaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina