TV UFSC: série ‘A Cor da Nossa Tela’ destaca o trabalho de duas artistas plásticas

04/03/2016 17:16

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a série “A Cor da Nossa Tela” destaca nesta semana o trabalho de duas artistas plásticas: Albertina Prates e Patricia Di Loreto. Através de suas obras, as artistas mostram a influência da Ilha de Santa Catarina sobre o olhar, a escolha das cores e o processo criativo. Dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, a série vai ao ar pela TV UFSC e está disponível também no Youtube.

A artista catarinense Albertina Prates fala sobre sua exposição “Ponto Fora da Curva”, na qual ressalta o trabalho em preto e branco. Albertina conta que suas criações têm como ponto de partida um anseio, que vai tomando forma e se transforma em um conceito. O resultado são obras que retratam o cotidiano e que servem de espelho para que o público possa pensar sobre seus passos.

Patricia di Loreto é natural da província de Buenos Aires e mantém um vínculo estreito com Santa Catarina, onde já realizou diversas exposições. É nesta região que a artista relata ter encontrado um colorido especial que se reflete em seus quadros. Patricia é co-autora do mural no antigo Departamento de Administração Escolar (DAE), da UFSC. Este episódio da série mergulha nas cores das pinturas a óleo, desenhos, gravuras e colagens, que compõem as telas da artista e que resultam em um trabalho ao mesmo tempo sutil e visualmente rico.

Sobre “A Cor da Nossa Tela”: criada em junho de 2015, a série tem por objetivo retratar os artistas plásticos que têm uma ligação com Santa Catarina. Já retratou artistas como Eli Heil, Vera Sabino, Martinho de Haro, entre outros. Foi idealizada e é dirigida pelo cineasta Zeca Nunes Pires, coordenador do Núcleo de Produção da TV UFSC. Participam da equipe a jornalista Laura Tuyama e as estagiárias, estudantes do Curso de Cinema da UFSC, Solana Llanes, Carol Morgan e Gabriela Augusto. A abertura é do editor e especialista em animação Érico Monteiro.

​:: Confira todos os episódios

Mais informações:

Núcleo de Produção da TV UFSC – Zeca Nunes Pires
email: zknunespires@gmail.com
(48) 3721-4597

Tags: A cor da nossa telaAlbertina Pratesarteartes plásticasDia Internacional da MulherPatrícia Di LoretoTV UFSCUFSCZeca Nunes Pires