UFSC recebe visita de comitiva de embaixadores europeus em maio
O chefe da delegação da União Europeia (UE) no Brasil, João Gomes Cravinho, esteve na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para acertar a visita de 25 embaixadores da União Europeia no Brasil a Florianópolis no final de maio, com a UFSC no roteiro. Em reunião com a reitora, Roselane Neckel, e a vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, ele destacou a importância de ciência, tecnologia e inovação no crescimento econômico para o futuro.
A cada ano, os embaixadores da União Europeia escolhem um estado brasileiro para ampliar as relações diplomáticas. Cravinho selecionou Santa Catarina pelas diversidades étnica e cultural e pela dinâmica em Ciência e Tecnologia. Entre os objetivos da comitiva está “fornecer melhor conhecimento sobre a realidade brasileira e sair do circuito Brasília-São Paulo, e lançar relações de cooperação entre entidades catarinenses e seus congêneres da Europa”.
A reitora da UFSC ressaltou a necessidade da internacionalização e lembrou que a UFSC e sua secretaria de Relações Internacionais (Sinter) são referência no Brasil. “Parcerias com a União Europeia serão mais importantes agora, que o Brasil não vive um momento fácil para o financiamento dessas iniciativas.” Roselane colocou a UFSC à disposição da missão dos embaixadores e afirmou ainda que a UFSC fortaleceu a presença em áreas de conhecimento inovadoras, como energia, sustentabilidade e engenharia aeroespacial.
O embaixador contou a necessidade de as universidades europeias receberem intercâmbio, com a população em geral envelhecendo e a consequente diminuição no número de acadêmicos. “Cada embaixador virá com os interesses de seus países, com ideias diferentes, alguns em busca de empresas inovadoras, e outros querendo a ligação com instituições de ensino superior.”
Roselane lembrou as relações de Portugal, terra natal do embaixador, e presenteou Cravinho com o livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786. A obra é um manuscrito do século XVIII do engenheiro militar José Correia Rangel, contextualizado pelo arquiteto da UFSC, Roberto Tonera, e pelo professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mário Mendonça de Oliveira.
Participaram do encontro a conselheira Concha Fernandez de la Puente, oficial responsável por assuntos culturais e de imprensa da UE no Brasil; o secretário de Relações Internacionais, Aguinaldo Roberto Pinto; o pró-reitor de Pesquisa, Jamil Assreuy; a diretora do Departamento de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), Rozângela Curi Pedroza; e o chefe de gabinete da Reitoria, Carlos Antônio Oliveira Vieira.
Além da missão preparatória para a visita dos diplomatas ao estado, o embaixador Cravinho também conheceu parques tecnológicos de relevância, dentro do contexto científico, como o Sapiens Parque.