Cerimônia anuncia os 10 primeiros classificados do Vestibular UFSC 2016

14/01/2016 08:30

Dezenas de pessoas entraram apressadas no auditório da Reitoria da UFSC, no Campus Florianópolis, na manhã desta quarta-feira, 13, por volta das 9h30, quando as portas foram abertas ao público. O burburinho, proporcional à visível ansiedade dos presentes, cessou no momento do início da solenidade oficial de divulgação do resultado do Vestibular UFSC 2016. Estudantes e professores do ensino médio, membros da Administração Central e da comunidade acadêmica participaram da cerimônia.

O presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), Olinto Furtado, apresentou dados e agradeceu a todos os que participaram da organização do processo seletivo. “Tivemos 36.704 candidatos inscritos. Para que um processo desse tamanho tenha sucesso, é necessário suor e empenho de toda a equipe. Foram mais de 3 mil pessoas envolvidas na organização, elaboração das provas, fiscalização, apoio, e por aí vai. Tudo transcorreu dentro da normalidade, qualidade e confiabilidade esperadas”, observou. As provas foram realizadas em 23 cidades, distribuídas em 59 setores, em 1.050 salas. O índice de abstenção foi de 21,75%. Ao todo, 1.418 pessoas se inscreveram por experiência.

As reitoras, o pró-reitor de Graduação e o presidente da Coperve deram às boas-vindas aos calouros 2016 da UFSC. Foto: Caetano Machado/Agecom/UFSC

As reitoras, o pró-reitor de Graduação e o presidente da Coperve deram as boas-vindas aos calouros 2016 da UFSC. Foto: Caetano Machado/Agecom/UFSC

De acordo com informações divulgadas pela Coperve, 63,45% dos candidatos se inscreveram para a classificação geral, e 36,55% como optantes da Política de Ações Afirmativas (PPA). Eles puderam escolher entre 101 cursos/turnos, com destaque para três novas graduações: Ciência da Informação,  Animação – ambas em Florianópolis –, e Licenciatura em Matemática – Diurna, em Blumenau. Via vestibular, foram oferecidas 4.576 vagas (70% do total), das quais 4.409 foram ocupadas. Com relação às vagas suplementares via vestibular, 18 das 22 vagas para indígenas foram preenchidas. Todas as vagas ofertadas para quilombolas (nove) foram ocupadas. “Isso quer dizer que 97% das vagas foram ocupadas no processo”, comemorou Olinto. As 202 vagas suplementares para negros foram oferecidas por meio de edital específico.

O pró-reitor de Graduação, Julian Borba, repassou informações sobre as matrículas, agradeceu o empenho da equipe da Coperve e destacou o trabalho realizado em 2015 por uma comissão que discutiu as formas de ingresso na Universidade e propôs a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu).“Pela primeira vez, tivemos uma grande mudança no processo seletivo, que é a distribuição de 30% das vagas ao Sisu. Hoje, estamos aqui falando das 70% ofertadas pelo vestibular. Outra mudança bastante significativa no Vestibular UFSC 2016 é que implementamos a totalidade das vagas previstas pela Lei de Cotas do Ensino Superior, que corresponde a 50% das vagas da Universidade. Além disso, ofertamos vagas para indígenas, quilombolas e negros, que terão outra forma de ingresso, pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, informou Julian. O Conselho Universitário (CUn) da UFSC aprovou a adesão parcial ao Sistema em 29 de maio de 2015. As inscrições para concorrer às vagas pelo Sisu para 2016 encerram-se nesta semana. Ao todo, serão ofertadas 1.935 vagas.

Fabrissio Portelinha Graffunder, 3º colocado geral no Vestibular da UFSC 2016, recebeu o kit de boas-vindas da reitora. Foto: Caetano Machado/Agecom/UFSC

Fabrissio Portelinha Graffunder, 3º colocado geral no Vestibular da UFSC 2016, recebeu o kit de boas-vindas da reitora. Foto: Caetano Machado/Agecom/UFSC

Durante a solenidade, a reitora Roselane Neckel leu a lista dos dez classificados com melhor desempenho no vestibular e entregou kits de boas-vindas. A vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco também participou da cerimônia. Para cada anúncio, uma salva de palmas; a comemoração de pequenos grupos, compostos de professores, familiares e amigos dos candidatos; e a emoção daqueles que conquistaram sua vaga. Os homenageados receberam ligações da Coperve na última terça-feira, 12, com o comunicado de que integram o “Top 10” do Vestibular UFSC 2016.

A reitora falou da grande demanda e da pequena quantidade de vagas, mas ponderou a ampliação do número de vagas para o ensino superior público nos últimos anos. “A UFSC é considerada a 5ª melhor universidade do país. São mais de 100 cursos de pós-graduação, mais de 500 grupos de pesquisa qualificados pelo CNPQ e pela Capes. Em 2015, foi vencedora do Prêmio Jovem Cientista. Vocês estão entrando em um mundo de possibilidades, por todo esforço, estudo e disciplina. Sejam muito bem-vindos à UFSC. Esta vitória é de vocês, e também nossa”, afirmou a reitora.

Os aprovados Fabrissio Portelinha Graffunder (3º), Manoela Valente Costa (4ª), Flora Rangel Brasil (5ª), Giulia Gabriela Norcio Scapini (7ª), Vinícius Tristão da Silva (8º), Luiz Carlos Canalli Filho (9º) e Gustavo Fornazari Bittencourt (10º) participaram da solenidade. Formado há um ano e meio em Educação Física, Fabrissio, 3º colocado geral, resolveu alçar novos voos e prestar vestibular para Medicina. Natural de Cascavel (PR), o jovem de 22 anos passou o ano de 2015 dedicado aos estudos das 7h às 21h, com aulas no cursinho de segunda a sábado. “É preciso estar sempre motivado e pensar no objetivo”, disse, ao ser questionado sobre sua jornada preparatória. “Sabemos que a UFSC é bem-conceituada. Espero ter bons professores e uma boa formação”, afirmou o calouro, que já pensa no doutorado.

Durante a 18ª cerimônia de divulgação do resultado do Vestibular UFSC 2016, o presidente da Coperve deixou uma mensagem de incentivo àqueles que não alcançaram a classificação. “Continuem firmes na luta e nunca desistam dos seus sonhos”, finalizou.

Confira a lista dos dez primeiros classificados no Vestibular 2016:

01 VíTOR DOLZAN GARCIA: QUÍMICA/BEL EM QUÍMICA

02 GABRIEL TRAVESSINI: MEDICINA – DIURNO

03 FABRISSIO PORTELINHA GRAFFUNDER: MEDICINA – DIURNO

04 MANOELA VALENTE COSTA: MEDICINA

05 FLORA RANGEL BRASIL: MEDICINA – DIURNO

06 JOÃO VÍTOR TERNES RECH: MEDICINA – DIURNO

07 GIULIA GABRIELA NORCIO SCAPINI: MEDICINA – DIURNO

08 VINíCIUS TRISTãO DA SILVA: MEDICINA – DIURNO

09 LUIZ CARLOS CANALLI FILHO: MEDICINA – DIURNO

10 GUSTAVO FORNAZARI BITTENCOURT: MEDICINA – DIURNO

 

Matrícula para calouros 2016: principais datas e portaria com a documentação necessária

A matrícula inicial para os ingressantes em 2016 deverá obrigatoriamente se dar em duas etapas: a primeira etapa on-line e a segunda etapa presencial – podendo ser efetivada pessoalmente ou mediante procuração particular, nas seguintes datas:

1ª Chamada

Matrícula da etapa on-line
Candidatos Data da matrícula on-line para os candidatos classificados em 1ª chamada
Todos os candidatos classificados, seja pela classificação    geral,   seja    por    uma    das modalidades  de  cotas  da  Política  de  Ações Afirmativas. 24, 25, 26 e 27 de janeiro de 2016.

No ato da matrícula da Etapa Online referente à 1ª, 2ª e 3ª chamadas, o candidato classificado para o segundo semestre letivo, nos cursos em que é feita a classificação única dos candidatos para os dois semestres, deverá assinalar termo de opção sobre sua disposição ou não em ingressar no primeiro semestre.

 

2ª Chamada

Divulgação do edital de 2ª Chamada: 02/02/2016
Matrícula da etapa on-line
Candidatos Data da matrícula on-line para os candidatos classificados em 2ª chamada
Todos os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política   de  Ações Afirmativas. 03, 04 e 05 de fevereiro de 2016.

 

3ª Chamada

Divulgação do Edital de 3ª Chamada: 11/02/2016
Matrícula da etapa on-line
Candidatos Data da matrícula on-line para os candidatos classificados em 3ª chamada
Todos os candidatos  classificados,  seja  pela classificação     geral,     seja     por     uma    das modalidades  de  cotas  da   Política   de  Ações Afirmativas. 12, 13, 14 e 15 de fevereiro de 2016.

 

Os candidatos que ingressarem por uma das modalidades de cotas das Políticas de Ações Afirmativas, após efetivarem a matrícula on-line, devem estar atentos ao cronograma para validação da Autodeclaração de Renda das 1ª, 2ª e 3ª chamadas, sendo que o curso de Engenharia de Materiais tem datas diferentes dos demais cursos.

Os candidatos classificados nas vagas suplementares para quilombolas e para indígenas do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, tanto na 1ª, 2ª e 3ª chamadas, após efetivarem a matrícula on-line, deverão se apresentar à Comissão de validação no dia 16 de fevereiro, no Centro de Comunicação e Expressão,  2º andar do bloco A, das 8h às 13h.

Segunda etapa da matrícula: presencial

MATRÍCULA DA ETAPA PRESENCIAL (candidatos da 1ª, 2ª e 3ª chamadas)
Candidatos Local, data e horário para matrícula presencial
Somente os candidatos classificados em 1ª, 2ª e 3ª chamadas para   o   curso   de    Engenharia   de Materiais/Campus  Florianópolis,    seja    pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas. Ref. à 1ª. chamada: data: 29/01/2016Horários: 08:00 às 13:00. Ref. à 2ª. chamada: data:11/02/2016. Horários: 08:00 às 13:00. Ref. à 3ª. chamada: data:16/02/2016Horários: 08:00 às 13:00Local: Coordenadoria do curso
Todos os demais candidatos classificados de todos os cursos, em 1ª, 2ª e  3ª  chamadas,  seja  pela classificação geral, seja por  uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas. Dias: 16, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2016. Horário: Das 8:00 às 13:00. Local: coordenadorias dos cursos

 

Remanejamento

Candidatos matriculados no segundo semestre que firmaram termo de opção pelo ingresso no primeiro semestre letivo na 1ª, 2ª e 3ª chamadas:

Divulgação do edital de remanejamento: 23/02/2016

 

4ª Chamada

Divulgação do Edital de 4ª Chamada: 24/02/2016
Matrícula da etapa on-line
Candidatos Data da matrícula on-line para os candidatos classificados em  4ª chamada
Todos os candidatos  classificados,  seja  pela classificação geral, seja por uma das modalidades de   cotas   da   Política   de   Ações   Afirmativas,INCLUSIVE os candidatos do curso de Engenharia de Materiais/Campus Florianópolis. 25 e 26 de fevereiro de 2016

 

5ª Chamada

Divulgação do Edital de 5ª Chamada: 01/03/2016
Matrícula da etapa on-line
Candidatos Data da matrícula on-line para os candidatos classificados em 5ª chamada
Todos os candidatos classificados, seja pelaclassificação geral, seja por uma das modalidades de   cotas   da   Política   de   Ações   Afirmativas,  INCLUSIVE os candidatos do curso de Engenharia de Materiais/Campus Florianópolis. 02 e 03 de março de 2016

 

6ª Chamada

Divulgação do Edital de 6ª Chamada: 07/03/2016
Matrícula da etapa on-line
Candidatos Data da matrícula on-line para os candidatos classificados em 6ª chamada
Todos os  candidatos   classificados,   seja   pelaclassificação geral, seja por uma das modalidades de   cotas   da   Política   de   Ações   Afirmativas, INCLUSIVE os candidatos do curso de Engenharia de Materiais/Campus Florianópolis. 08 e 09 de março de 2016

 

Os candidatos que ingressarem por uma das modalidades de cotas das Políticas de Ações Afirmativas, após efetivarem a matrícula on-line, devem estar atentos ao cronograma para validação da Autodeclaração de Renda das 4ª, 5ª e 6ª chamadas.

Os candidatos classificados nas vagas suplementares para quilombolas e para indígenas do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, tanto na 4ª, 5ª e 6ª chamadas , após efetivarem a matrícula online, deverão se apresentar à Comissão de validação no dia 10 de março, no Centro de Eventos,  1º andar do Bloco A,  horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

MATRÍCULA DA ETAPA PRESENCIAL PARA TODOS OS CURSOS (candidatos da 4ª, 5ª e 6ª chamadas)
Candidatos Local, Data e Horário para matrícula presencial
Todos os candidatos classificados, seja pela classificação    geral,    seja    por    uma    das modalidades  de  cotas  da  Política  de  Ações Afirmativas,  INCLUSIVE  os   candidatos  do curso   de   Engenharia   de   Materiais/Campus Florianópolis. Dia: 10 e 11 de março de 2016.Horário: 08:00 às 12:00 /14:00 às 18:00Local: Nas coordenadorias dos cursos

 

Em persistindo vagas do Vestibular UFSC 2016 não ocupadas, o Departamento de Administração Escolar (DAE) publicará chamadas subsequentes até o preenchimento total das vagas oferecidas para o ano letivo de 2016, adotando-se os mesmos procedimentos de matrícula previstos nesta portaria.

A notificação aos candidatos classificados será feita, exclusivamente, por publicação de editais, na página da Comissão Permanente do Vestibular, no site:www.vestibular2016.ufsc.br

Portaria Nº 386/PROGRAD/UFSC – Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos candidatos classificados no Concurso Vestibular UFSC/2016, bem como sobre os procedimentos administrativos necessários e a documentação exigida. [PDF]

http://vestibular2016.ufsc.br/files/2012/07/386_Portaria_matr%C3%ADcula_vestibular_2016.pdf

 

 

Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / DGC / UFSC / 

Alita Diana /Jornalista da Agecom / DGC /UFSC /

Revisão: Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / DGC / UFSC

Fotos: Caetano Machado /Jornalista da Agecom / DGC / UFSC

 

Tags: 102016classificadoscopervemelhor desempenhoprogradUFSCVestibular