Senhas fora dos padrões de segurança devem ser trocadas

08/12/2015 14:39

Com o intuito de aumentar a segurança dos usuários dos serviços da UFSC, a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) informa que, desde 7 de dezembro, o ambiente de autenticação centralizada (CAS) passou a verificar e alertar os usuários que possuem senhas muito antigas, fora dos padrões de segurança atuais.

Ao acessar um sistema, caso a senha seja identificada como insegura, uma tela será exibida. O usuário deverá informar uma nova senha, que será verificada pelo sistema se é segura o suficiente.

A SeTIC não envia links por e-mail solicitando aos usuários que troquem sua senha ou solicitando a senha: a troca deve ser feita somente ao tentar acessar o sistema.

tela da setic

Tela irá aparecer apenas ao tentar autenticação em um dos sistemas da UFSC.

Informamos também que, caso haja uma senha salva em algum dispositivo (como rede sem fio em celular ou computador) será preciso atualizar a senha no mesmo também. Os dispositivos de forma geral já pedem a nova senha caso a antiga não funcione.

Os usuários do serviço de impressão e do serviço pastas que sejam solicitados a trocar sua senha também deverão reconfigurar os mesmos, caso ainda não estejam usando o serviço de desktop gerenciado. Aqueles que já aderiram o serviço não precisarão reconfigurá-los.

Caso exista alguma dificuldade ao trocar a senha, o usuário deve entrar em contato com a SeTIC pelo ramal 6333 ou pelo site de atendimento eletrônico.

 

 

Tags: SeTICUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina