UFSC abre inscrições até esta quinta para vagas suplementares para negros

18/11/2015 15:00

 A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), comunica que estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo para as vagas suplementares destinadas ao grupo etnicorracial negro, até 19 de novembro de 2015, relativas ao ano letivo de 2016, de acordo com os dispositivos das Resoluções Normativas nos 52/CUn/2015, de 16 de junho de 2015 e 27/CGRAD/2015, de 16 de setembro de 2015.

1. Da Validade

O resultado deste Processo Seletivo é válido apenas para o ingresso no primeiro ou no segundo período do ano letivo de 2016, nos cursos de graduação presencial oferecidos nos campi da UFSC das cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville, conforme o Quadro Geral de Cursos que em forma de Anexo compõe o presente Edital (Anexo I).

 2. Do Processo de Inscrição

 2.1 – Poderão inscrever-se neste processo seletivo candidatos pertencentes ao grupo etnicorracial negro, oriundos de qualquer percurso escolar, que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio até a data de matrícula na UFSC e que tenham participado de pelo menos uma das edições do Enem realizadas em 2013, 2014 ou 2015 e obtido a pontuação mínima especificada no item 3.2.

2.1.1 – São considerados pertencentes ao grupo etnicorracial negro os candidatos autodeclarados negros.

2.1.2  A inscrição neste Processo Seletivo será gratuita e realizada somente via internet.

 2.2 – Para realizar a inscrição, o candidato deverá proceder da seguinte maneira:

a) acessar o site www.suplementares2016.ufsc.br, no período de 20 de outubro a 19 de novembro de 2015, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição e enviá-lo (via internet) para a Coperve/UFSC até as 23h59min do dia 19 de novembro de 2015. As informações prestadas nesse Requerimento são de total responsabilidade do candidato;

b) imprimir e guardar consigo o Comprovante do Requerimento de Inscrição.

 2.3 – O candidato que não proceder rigorosamente de acordo com o estabelecido no item 2.2 não terá sua inscrição efetivada.

2.4 – A Coperve/UFSC não se responsabilizará por solicitações de inscrições não efetivadas por falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem a transferência dos.

2.5 – Cada candidato terá direito a apenas uma inscrição. Caso efetive mais de uma, será considerada aquela de data mais recente.

 2.6 – Para efeito de inscrição, serão considerados documentos de identidade exclusivamente as Cédulas de Identidade em perfeito estado e legalmente válidas, expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar. Adicionalmente, será obrigatório informar o número do CPF do candidato no Requerimento de Inscrição.

 2.6.1 – Para candidatos estrangeiros, serão considerados documentos de identidade o Passaporte e/ou a Cédula de Identidade emitida pelo país de origem.

2.7 – Para realizar a inscrição o candidato deve ter participado de pelo menos uma das edições do Enem realizadas em 2013, 2014 ou 2015.

2.7.1 – Caso tenha participado das edições do Enem de 2013 e 2014, deve informar, no campo Enem anterior, o número da inscrição da edição do Enem na qual satisfaz os requisitos mínimos (especificados no item 3.2) e possui melhor Pontuação, calculada conforme item 3.4.

2.7.2 – Caso esteja inscrito no Enem 2015, deve informar seu número de inscrição no campo Enem atual (independentemente de ter informado o Enem anterior).

 2.8 – Ao realizar sua inscrição, o candidato deve optar por um dos Cursos de Graduação relacionados no Quadro Geral de Cursos (Anexo I).

2.8.1 – O candidato cuja Opção for para curso no qual são oferecidas as modalidades de licenciatura e de bacharelado deverá, em período definido no projeto pedagógico do respectivo curso, optar por uma das duas modalidades.

2.9 – Todo candidato inscrito terá acesso à Confirmação de Inscrição Preliminar, contendo os dados informados, a partir do dia 25 de novembro de 2015, no site www.suplementares2016.ufsc.br, link “Confirmação de Inscrição Preliminar”.

 2.9.1 – Detectada alguma informação incorreta nos dados constantes da sua Confirmação de Inscrição Preliminar, o candidato deverá corrigi-la diretamente no site www.suplementares2016.ufsc.br, link “Correção de Dados da Inscrição”, até o dia o2 de dezembro de 2015.

 2.9.1.1 – A conferência dos dados e, se for o caso, as alterações/correções efetuadas são de total responsabilidade do candidato.

2.9.1.2 – Após 02 de dezembro de 2015 as informações prestadas serão consideradas definitivas.

2.10 – A Confirmação de Inscrição Definitiva será disponibilizada no site www.suplementares2016.ufsc.br a partir do dia 07 de dezembro de 2015.

2.11 – A inscrição do candidato implicará ciência e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

 

3. Dos Cursos, da Utilização das Notas do Enem e do Preenchimento das Vagas

 3.1 – Neste Processo Seletivo são oferecidas 2 (duas) vagas em cada um dos cursos constantes no Quadro Geral de Cursos que sob a forma de anexo compõe o presente Edital.

 3.2 – Para concorrer às vagas de que trata este Edital, em todos os cursos/turnos, os candidatos deverão ter participado de pelo menos uma das edições do Enem realizadas nos anos de 2013, 2014 ou 2015 e ter obtido no mínimo:

I – 300 pontos na disciplina de redação; e

II – pontuação correspondente à nota mínima do Enem, acrescida de 10%, em cada uma das seguintes disciplinas: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

3.2.1 – As notas mínimas de cada disciplina referentes às Edições de 2013 e 2014 do Enem encontram-se no Anexo II deste Edital.

3.2.2 – As notas mínimas referentes ao Enem de 2015 serão disponibilizadas no site deste processo Seletivo quando divulgadas pelo Inep.

3.3 – Caso o candidato informe sua participação em mais de uma Edição do Enem, será considerada aquela em que satisfaz os requisitos mínimos (especificados no item 3.2) e possui melhor Pontuação, calculada conforme item 3.4.

3.4 – A pontuação do candidato será o somatório dos pontos obtidos nas 5 disciplinas do Enem, observando-se os seguintes pesos por disciplina:

I – 1,5 para a disciplina de Redação;

II – 1,0 para cada uma das demais disciplinas.

3.5 – Serão classificados às vagas suplementares destinadas aos candidatos pertencentes ao grupo etnicorracial negro, em cada curso/turno, os candidatos com maior Pontuação obtida, conforme estabelecido nos itens 3.2 e 3.4, observando-se o limite máximo de 2 vagas por curso/turno.

3.5.1 – Em cumprimento ao Decreto n. 5.626/2005, as vagas do Curso de Licenciatura em Letras – Libras (Língua Brasileira de Sinais) são prioritárias para candidatos surdos. Candidatos ouvintes só serão classificados se as vagas oferecidas não forem preenchidas por candidatos surdos.

3.5.1.1 – Os candidatos surdos classificados para o Curso de Licenciatura em Letras – Libras deverão comprovar essa condição através da apresentação de audiometria, no ato da matrícula.

3.5.2 – Havendo candidatos com a mesma Pontuação, o desempate para fins de classificação será efetuado de acordo com os critérios abaixo, na ordem especificada:

a)    maior pontuação obtida na disciplina de Redação;

b)   maior pontuação obtida na disciplina Linguagens e códigos e suas tecnologias;

c)    maior pontuação obtida na disciplina Matemática e suas tecnologias;

d)   maior pontuação obtida na disciplina Ciências Humanas e suas tecnologias;

e)    maior pontuação obtida na disciplina Ciências da Natureza e suas tecnologias;

f)    candidato mais idoso.

3.5.3- Nos cursos com entradas no primeiro e no segundo períodos letivos será oferecida uma vaga suplementar para cada período (semestre), a serem ocupadas, respectivamente, conforme ordem de classificação elaborada com base na pontuação dos candidatos.

3.5.3.1 – A relação de classificados em cada curso/turno e período (semestre) será publicada em ordem alfabética.

3.5.4 – Aos candidatos classificados, em conformidade com a Lei nº 12.711/2012 e Legislação complementar, exigir-se-á, no ato da matrícula, o preenchimento e assinatura de autodeclaração confirmando sua condição etnicorracial.

3.5.5 – O candidato classificado que não assinar a autodeclaração de sua condição etnicorracial perderá sua vaga e será substituído pelo candidato seguinte da lista de espera.

3.5.6 – A prestação de informação falsa pelo candidato, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula na instituição, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

3.6 – O preenchimento de vagas remanescentes será definido em Edital específico, a ser publicado no site do processo seletivo de que trata este Edital.

4. Do Resultado e da Matrícula

4.1 – O resultado deste processo seletivo será divulgado em até 7 (sete) dias após o Inep disponibilizar oficialmente para a UFSC os resultados do Enem 2015.

4.2 – Os candidatos classificados para o primeiro e para o segundo períodos letivos de 2016 deverão efetuar suas matrículas de acordo com datas, locais, procedimentos e normas constantes em Portaria de Matrículas expedida pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e publicada no site www.suplementares2016.ufsc.br.

4.3 – O candidato classificado que não efetuar sua matrícula nos prazos estabelecidos pela Portaria referida no item anterior, perderá o direito à vaga para a qual se classificou, sendo substituído pelo candidato seguinte da lista de espera.

 

5. Das Disposições Gerais e Finais

 5.1 – Será excluído, a qualquer época, mesmo depois de matriculado, o candidato que, comprovadamente, tiver usado documentos e/ou informações falsas ou outros meios ilícitos para participar deste Processo Seletivo.

 5.2 – A Coperve/UFSC divulgará, sempre que necessário, Editais, Normas Complementares e Avisos Oficiais sobre o presente Processo Seletivo, sendo de responsabilidade dos candidatos tomar conhecimento, através do site www.suplementares2016.ufsc.br, do conteúdo destes documentos.

5.3 – A relação oficial dos classificados, por curso, contendo nome e número de inscrição, bem como o Boletim de Desempenho Individual dos candidatos serão divulgados no site www.suplementares2016.ufsc.br.

5.4 Até a divulgação do resultado, em caso de mudança de endereço, o candidato deverá, obrigatoriamente, comunicar por escrito o novo endereço completo (informando também seu respectivo número de inscrição) à Coperve/UFSC, Campus Universitário, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

5.4.1 – Caso essa alteração de endereço ocorra após a divulgação do resultado final pela Coperve/UFSC, o candidato classificado deverá, obrigatoriamente, fazer a comunicação ao Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC), Campus Universitário, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

5.5 – Considerando o disposto na Resolução Normativa nº 59/CUn/2015, de 13 de agosto de 2015, o candidato que desejar a utilização de seu nome social deverá entregar na Coperve solicitação assinada (contendo nomes civil e social e número de inscrição), acompanhada da fotocópia autenticada do seu Documento de Identidade. Esses documentos também poderão ser enviados através dos correios (com AR) para o endereço Campus Universitário, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, até o dia 19 de novembro de 2015.

5.5.1 – Caso o candidato seja menor de 18 anos, deverá encaminhar uma autorização dos pais ou responsável, autorizando o uso de seu nome social.

5.6 – A não observância das disposições e instruções contidas neste Edital, na Resolução n. 27/CGRAD/2015, nas Normas Complementares e nos Avisos Oficiais que a Coperve/UFSC venha a divulgar poderá acarretar a exclusão do candidato deste Processo Seletivo.

5.7 – Os horários constantes deste Edital referem-se ao horário oficial de Brasília, disponível no site http://pcdsh01.on.br.

 5.8 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente do Vestibular – Coperve/UFSC.

Anexo I – Quadro Geral de Cursos

(2 vagas  por Curso)

 

Curso Nome do Curso Campus Vagas
1º Período 2º Período Total
301 ADMINISTRAÇÃO – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
316 ADMINISTRAÇÃO – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
501 AGRONOMIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
555 AGRONOMIA – DIURNO CURITIBANOS 1 1 2
455 ANIMAÇÃO – BEL – DIURNO/NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
337 ANTROPOLOGIA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
207 ARQUITETURA E URBANISMO – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
335 ARQUIVOLOGIA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
451 ARTES CÊNICAS – BEL – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
601 BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM MOBILIDADE – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
324 BIBLIOTECONOMIA – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
342 CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – BEL. – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
503 CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
108 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
110 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – LIC NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
302 CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
317 CIÊNCIAS CONTÁBEIS – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
208 CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
304 CIÊNCIAS ECONÔMICAS – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
318 CIÊNCIAS ECONÔMICAS – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
310 CIÊNCIAS SOCIAIS – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
320 CIÊNCIAS SOCIAIS – BEL/LIC – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
450 CINEMA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
454 DESIGN – BEL – DIURNO/NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
303 DIREITO – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
5 DIREITO – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
444 EDUCAÇÃO FÍSICA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
404 EDUCAÇÃO FÍSICA – LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
101 ENFERMAGEM – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
653 ENG. DE ENERGIA – VESP/NOT ARARANGUÁ 1 1 2
655 ENG. DE COMPUTAÇÃO – DIURNO/NOTURNO ARARANGUÁ 1 1 2
754 ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – DIURNO BLUMENAU 1 1 2
753 ENG. DE MATERIAIS – DIURNO BLUMENAU 1 1 2
602 ENGENHARIA AEROESPACIAL – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
603 ENGENHARIA AUTOMOTIVA  – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
201 ENGENHARIA CIVIL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
215 ENGENHARIA DE ALIMENTOS – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
234 ENGENHARIA DE AQÜICULTURA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
220 ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
607 ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
233 ENGENHARIA DE MATERIAIS – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
212 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
213 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ELÉTRICA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
214 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
608 ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
202 ENGENHARIA ELÉTRICA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
235 ENGENHARIA ELETRÔNICA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
604 ENGENHARIA FERROVIÁRIA E METROVIÁRIA – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
553 ENGENHARIA FLORESTAL – DIURNO CURITIBANOS 1 1 2
203 ENGENHARIA MECÂNICA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
605 ENGENHARIA MECATRÔNICA – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
606 ENGENHARIA NAVAL – DIURNO JOINVILLE 1 1 2
216 ENGENHARIA QUÍMICA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
211 ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
755 ENGENHARIA TÊXTIL – DIURNO BLUMENAU 1 1 2
102 FARMÁCIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
329 FILOSOFIA – BEL/LIC – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
328 FILOSOFIA – BEL/LIC – VESPERTINO/NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
2 FÍSICA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
225 FÍSICA – LICENCIATURA – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
654 FISIOTERAPIA – BEL – DIURNO ARARANGUÁ 1 1 2
109 FONOAUDIOLOGIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
331 GEOGRAFIA – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
332 GEOGRAFIA – BEL/LIC – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
336 GEOLOGIA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
326 HISTÓRIA – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
327 HISTÓRIA – BEL/LIC – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
415 JORNALISMO – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
421 LETRAS – ALEMÃO – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
423 LETRAS – ESPANHOL – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
424 LETRAS – FRANCÊS – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
425 LETRAS – INGLÊS – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
427 LETRAS – ITALIANO – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
441 LETRAS – LIBRAS – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
440 LETRAS – LIBRAS – LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
428 LETRAS – PORTUGUÊS – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
426 LETRAS – PORTUGUÊS – BEL/LIC – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
756 MATEMÁTICA – LIC. – DIURNO BLUMENAU 2 2
751 MATEMÁTICA – LIC. – NOTURNO BLUMENAU 2 2
223 MATEMÁTICA – LIC. – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
224 MATEMÁTICA – LIC. – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
222 MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO  CIENTÍFICA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
103 MEDICINA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
552 MEDICINA VETERINÁRIA – DIURNO CURITIBANOS 1 1 2
230 METEOROLOGIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
338 MUSEOLOGIA – BEL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
9 NUTRIÇÃO – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
333 OCEANOGRAFIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
104 ODONTOLOGIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
308 PEDAGOGIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
319 PSICOLOGIA – BEL/LIC – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
3 QUÍMICA – BEL./BEL. EM QUÍMICA TECNOLÓGICA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
752 QUÍMICA – LIC. – NOTURNO BLUMENAU 1 1 2
205 QUÍMICA – LIC. – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
340 RELAÇÕES INTERNACIONAIS – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
429 SECRETARIADO EXECUTIVO – BEL. – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 2 2
309 SERVIÇO SOCIAL – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
339 SERVIÇO SOCIAL – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
238 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – NOTURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2
652 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – NOTURNO ARARANGUÁ 1 1 2
502 ZOOTECNIA – DIURNO FLORIANÓPOLIS 1 1 2

 

Obs: Caso o candidato tenha se inscrito para o processo seletivo do Vestibular 2016, poderá se inscrever para o concorrer às vagas do presente Edital, desde que cumpra seus pré-requesitos.

ANEXO II – Notas mínimas Enem/2013 e Enem/2014

Disciplina ENEM 2013 ENEM 2014
Nota mínima ENEM Nota mínima para Concorrer à Classificação Nota mínima ENEM Nota mínima para Concorrer à Classificação
Redação 0.00 300,00 0,00 300,00
Linguagens e códigos e suas tecnologias 261,30 287,43 306,20 336,82
Matemática e suas tecnologias 322,40 354,64 318,50 350,35
Ciências Humanas e suas tecnologias 299,50 329,45 324,80 357,28
Ciências da Natureza e suas tecnologias 311,50 342,65 330,60 363,66

 

 

 

Tags: coperveinscrições abertasprocesso seletivoUFSCvagas suplementares para negros