Inscrições até dia 15 para projetos de inovação em parceria com empresas de nanotecnologia

10/11/2015 11:25

As empresas interessadas em desenvolver projetos de inovação em parceria com os laboratórios das redes de nanotecnologia do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) têm prazo limite para submissão de proposta até 15 de novembro de 2015. O MCTI lançou no dia 14 de outubro no evento NanoTradeShow, em São Paulo, as Redes “Nanomateriais e Nanocompósitos” e “Nanodispositivos e Nanossensores”. As Redes têm como objetivo gerar e transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em produtos, processos e protótipos com viabilidade comercial para promover inovações radicais ou incrementais.

Haverá duas etapas de submissão: (i) pré-projetos e (ii) projetos. A avaliação considerará que os projetos deverão ser direcionados ao desenvolvimento de produtos e processos nanotecnológicos inovadores, com foco no mercado e agregação de valor à empresa, seus produtos e negócios.O valor indicativo deve estar entre R$ 100 mil e R$ 400 mil para o aporte realizado pela rede Sibratec, e engloba majoritariamente o custeio do projeto (consumo, pessoal, serviços, mobilidade etc). Investimentos em equipamentos incluídos na proposta devem ser apenas em caráter excepcional e plenamente justificados.

Anuência do Linden/UFSC

Os pré-projetos e projetos são submetidos pela empresa com carta de anuência e compromisso de ao menos um dos laboratórios do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO). Em Santa Catarina, o único laboratório credenciado junto ao Sisnano é o Linden que congrega 12 laboratórios associados atuando em nanotecnologia.

Os projetos completos devem contemplar os seguintes itens: resumo executivo e descrição do produto/processo/inovação que compõe os entregáveis do projeto; descrição e justificativa do modelo de negócios, mercado, rota de comercialização, benefícios sobre os negócios da empresa tais como aumento da competitividade, conquista ou mesmo criação de novos mercados, incorporação de novas tecnologias ou processos a produtos já existentes, etc.

As bases técnicas e científicas e as metodologias que serão empregadas no desenvolvimento do projeto, sua adequação ao desenvolvimento proposto, a divisão de tarefas entre o(os) laboratório(os) do SisNANO e a empresa com a indicação dos responsáveis.

Calendário de submissão

(a) Os pré-projetos são recebidos em fluxo contínuo a partir de 15 de outubro de 2015 com dois ciclos de avaliação.

(b) Primeira avaliação de pré-projetos ocorrerá entre 15 de novembro e 30 de novembro de 2015.

(c) Pré-projetos aprovados nesse primeiro ciclo deverão submeter os projetos completos até 15 de janeiro de 2016.

(d) As repostas serão enviadas a partir de 15 de fevereiro de 2016 com contratação a partir de fevereiro e março de 2016.

(e) O segundo ciclo de avaliação terá seu calendário divulgado oportunamente mas a data de referência é 16 de maio de 2016.

Para acessar o material descritivo do Sibratec-Sisnano incluindo instruções para a submissão do pre-projeto e projeto definitivo, acessar www.linden.ufsc.br.

Mais informações com o professor Cesar Vitorio Franco (cesar.franco@ufsc.br).

Tags: empresas nanotecnologiainscrições abertasLindenparceriasprojetos inovaçãoUFSC