Edições do Bosque lança livro ‘Geografia Econômica: pesquisa e ensino na ação docente’
A editora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Edições do Bosque, lançou o livro “Geografia econômica: pesquisa e ensino na ação docente”, de Aloysio Marthins de Araújo Júnior e Carlos José Espíndola. A obra pode ser visualizada no site do Repositório da UFSC.
O livro surgiu após os dois professores realizarem estágios de pós-doutoramento na Espanha em momentos distintos. Aloysio Araújo e Carlos Espíndola resolveram transformar o conhecimento adquirido em algo que contribuísse mais concretamente para o meio acadêmico e a sociedade. “Professores e acadêmicos de Geografia e demais ciências humanas terão a oportunidade de entrar em contato com temáticas que, às vezes, são pouco desenvolvidas nas aulas. E, além disso, também professores da escola básica poderão se apropriar de algumas ideias do livro”, defendeu Aloysio.
A publicação é dividida em duas partes: a primeira, escrita por Aloysio Araújo, trata do método de ensino da Geografia Econômica com base nas experiências espanholas; a segunda, de Carlos Espíndola, relata um estudo da cadeia produtiva da carne suína espanhola em termos econômicos.
De acordo com Aloysio, “no setor produtivo, mais especificamente, a pesquisa do professor Carlos Espíndola é bastante aprofundada e rica, tanto em termos teóricos quanto na busca por alternativas à produção de carne suína, e santa Catarina é um dos estados líderes desse setor”, explicou o autor. “Está exatamente no ‘que fazer’ e no ‘como fazer’. Por vezes, a Universidade tem a tendência de expor muita teoria, mas pouco se aprofunda nos ‘bastidores’ da pesquisa. Dessa forma, esta foi uma tentativa de mostrar temáticas que podem ser desenvolvidas nas salas de aula no ensino superior ou ensino básico, bem como o desenvolvimento e sua aplicação e resultados do que vem a ser uma pesquisa científica”, prosseguiu.
O livro vem para suprir uma carência de publicações na área, segundo Aloysio. “Há muito tempo que tentamos publicações deste nível e com temáticas que fossem ligadas à área de Geografia e/ou de ensino, mas sem sucesso. Assim, o apoio que recebemos do Programa de Pós-Graduação em Geografia – que lançou edital de apoio financeiro para publicações –, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Núcleo de Publicações do CFH foram fundamentais para a publicação desta obra”, finalizou.
Matheus Pereira/Estagiário de Jornalismo/Agecom/DCG/UFSC