14ª Sepex: alunos da Química investigam o que há nas cozinhas

13/11/2015 13:20

Quem nunca pensou em realizar uma grande investigação quando era criança? O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Química, com o grupo “CIA” – em alusão à norte-americana CIA (Central Intelligence

Mistura de água com maizena, que imita a areia movediça. Foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Visitantes testam a mistura de água com maizena, que imita a areia movediça. Foto Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Agency) –, decidiu procurar evidências dentro da cozinha e desvendar mistérios durante a 14ª edição da Sepex. Para isso, o estande 005 foi montado com uma mesa repleta de itens como farinha, leite e maisena, para demonstrar aos visitantes experiências que simulam, por exemplo, o funcionamento da areia movediça. Coordena o “CIA” o professor do departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santiago Yunes.

O objetivo do estande é realizar experimentos lúdicos que facilitem o aprendizado dos visitantes. Dessa forma, a estudante da sexta fase do curso de Química, Thaylis Leichsenring, mistura leite com vinagre para criar uma cola caseira e explicar a origem das tintas plásticas, que também podem ser conhecidas como “tintas-colas” – basta adicionar um corante ao leite com vinagre. As estudantes do Pibid garantem, com demonstrações, que a cola funciona mesmo. “Se minha mãe deixar, com certeza vou tentar fazer em casa”, disse o aluno Cristian Lodete, 16 anos, da Escola Estadual Meleiro.

Já a aluna da mesma escola, Danielli Bordignon, 16 anos, que pretende cursar Engenharia Química no ano que vem, achou a mistura de água com maizena, que imita a areia movediça, a parte mais interessante. Apesar de ser líquida, a combinação age como um sólido quando se aplica alguma pressão. Assim, quando alguém tenta escapar do afogamento na areia movediça, esta age como um sólido, prendendo as pessoas.

Também é possível ver no estande um plástico biodegradável, formado por meio da casca de batata, além de brincar com a “areia que não molha” e conhecer os princípios da Química que acontecem enquanto lavamos a louça. Para conferir estes e outros experimentos, basta ir até a Praça da Cidadania da UFSC. A 14ª Sepex vai até as 12h de sábado, 14 de novembro.

Mais informações:

Professor Santiago Yunes – (48) 3721-2312.

Secretaria de Química UFSC – (48) 3721-6853.

Facebook Pibid Química.

 

Ana Carolina Prieto/Estagiária de Jornalismo/Propesq/DGC/UFSC

Tags: 14ª SepexCFMCiênciaPibidquímicasepexUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina