Biblioteca Universitária disponibiliza portal de pesquisa integrada

20/10/2015 13:51

Está disponível para a comunidade universitária um trial do Portal de Pesquisa Integrada ao Acervo da Biblioteca Universitária da UFSC desde o dia 14 de outubro. A partir de uma única interface, é possível pesquisar simultaneamente no catálogo da BU, Portal CAPES, SciELO, e em bases de dados de artigos científicos e nos livros eletrônicos adquiridos pela instituição.

Os softwares que permitem a recuperação de informação simultânea em várias bases de dados são chamados de meta-buscadores ou serviços de descoberta, expressão mais recente. O trial do Portal de Pesquisa Integrada ao Acervo da Biblioteca Universitária da UFSC utilizada a plataforma EBSCO Discovery Service (EDS), da empresa EBSCO. É um serviço de descoberta muito utilizado entre as bibliotecas universitárias brasileiras. Adotado, por exemplo, pela Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Getúlio Vargas (FGV), PUC-Paraná, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Salvador (UNIFACS).

Bases integradas ao Portal: Catálogo Pergamum BU UFSC, bases do Portal CAPES, African Newspaper, coleção de livros da Atheneu e Zahar, Minha Biblioteca, Biblioteca Virtual 3.0, VLEX.

Bases não integradas ao Portal: Coleção ABNT, Proquest Dissertations & Theses, DynaMed, Press Reader, Scientific & Medical Art Image, Ulrichs Web, UpToDate, Nature Nanotechnology.

O portal pode ser acessado no link.

Os usuários podem deixar a opinião aqui.

Mais informações na página da Biblioteca Universitária.

Tags: acervoBiblioteca UniversitáriaBUpesquisaportalUFSC