Agenda Cultural: Projeto 12:30 recebe o grupo Karibu
O trio Karibu, formado por François Muleka, Max Tommasi e Trovão Rocha, retorna ao Projeto 12:30 nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 12h30. A apresentação, gratuita e aberta à comunidade, será realizada no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, em Florianópolis.
O grupo
Reunidos com o objetivo de produzir um som que falasse das influências que a cidade pode trazer às pessoas e suas relações, os artistas François Muleka (violão e voz), Max Tommasi (bateria) e Trovão Rocha (baixo fretless) criaram o grupo Karibu no início de 2010, em Florianópolis.
Karibu é um termo que em swahili, a língua africana, expressa votos de boas vindas, denotando a vontade dos integrantes de apresentar músicas simples em arranjos complexos, porém acessíveis e interessantes para músicos e “não músicos”. Em março de 2011, o grupo estreia o show Baile Perfumado, totalmente autoral, com participações especiais como Amado João, parceiro na composição que dá nome ao espetáculo. O show, assim como o trio, tem um clima urbano e transpira as influências do rock, do jazz, dos ritmos do Congo e do Brasil.
Em seu pouco tempo de existência, o Karibu já se apresentou para diversas plateias. Os primeiros dois ensaios abertos aconteceram no Centro de Artes da Udesc e o primeiro show foi durante a Semana do Calouro, promovida pelo Diretório Acadêmico na mesma universidade. Em março de 2011, o Karibu apresentou pela primeira vez o Baile Perfumado, no teatro do Sesc.
Os músicos
François Muleka é filho de congoleses e cresceu numa atmosfera artística rica, convivendo desde cedo com o universo do folclore, da pintura, música, danças e literaturas de várias regiões do Brasil e da África. Atua profissionalmente como músico desde 2002 em shows pelo Brasil, Argentina e França.
Max Tommasi toca bateria com várias bandas em Florianópolis. Já acompanhou os Stereo Tipos e Rafa Brasileiro (compositor de Canção da Bailarina e Meu Nego). Graduando em Artes Visuais na UDESC, divide suas habilidades artísticas entre a pintura e a música. É famoso por seus grooves de funk e black music.
Trovão Rocha começou a estudar contrabaixo aos 14 anos com o contrabaixista Renato Valério e desde então, participou de bandas de diversos estilos, tocando na noite de Florianópolis. Em 2006 ingressou no curso de licenciatura em música da UDESC e teve a oportunidade de estudar harmonia e arranjo com Sérgio Freitas, arranjo e improvisação com Leonardo Garcia, análise com Guilherme Sauer Bronn e composição com Acácio Tadeu Piedade.
Projeto 12:30
Realizado pelo Departamento Artístico-Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta, quinzenalmente, às quartas-feiras (no período letivo), atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, no Varandão do CCE da UFSC.
Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto, dentro do campus da UFSC, em Florianópolis, devem entrar em contato com o DAC pelos telefones (48) 3721-2497 / 3721-3853 ou pelo-mail projeto1230@contato.ufsc.br.
Serviço
O quê: grupo Karibu.
Onde: Projeto 12:30, no Varandão do CCE, praça da Cidadania, campus da UFSC, Trindade, Florianópolis (SC).
Quando: 21 de outubro, quarta-feira, às 12h30.
Quanto: gratuito e aberto à comunidade.
Contato: Projeto 12:30 – Departamento Artístico-Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, praça Santos Dumont, Trindade / (48) 3721-2497; 3721-9447; 3721-3853 – www.dac.ufsc.br.
Karibu: e-mail: revolusomcultural@gmail.com / Telefone: (48) 9926-2699.
Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC