Programa do Departamento de Engenharia Mecânica estuda aproveitamento energético da radiação solar

25/09/2015 18:23

Nova bancada sobre o Bloco B substitui a outra, parabólica (ao fundo) - Foto Henrique AlmeidaNo dia 29 de setembro os professores Edson Bazzo e Júlio César Passos, do Departamento de Engenharia Mecânica participam do Dia da Indústria Heliotérmica. O evento, em São Paulo, reúne entidades públicas e especialistas em palestras e debates para discutir oportunidades e futuro no aproveitamento da radiação solar para produção de energia elétrica no Brasil. Na UFSC, Passos coordena a construção de uma bancada experimental sobre o Bloco B do Departamento.

Sistema concentra a radiação solar e aquece líquido colocado dentro do tubo acima dos espelhos - Foto divulgaçãoA bancada faz parte do projeto que busca dominar tecnologias energéticas que não dependem de combustíveis fósseis. Inicialmente desenvolvido, a partir de 2010, em parceria com a Abengoa (multinacional das áreas de energia e comunicação) do Brasil, hoje é apoiado pelo CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O funcionamento é baseado em espelhos lineares de Fresnel, que refletem e concentram a radiação solar em um tubo. Este tubo contém um fluído, geralmente água ou óleo, que assim é aquecido e gera trabalho, transformado em eletricidade da mesma maneira que em uma usina termelétrica.

A maquete da bancada foi apresentada na 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPEX, entre outubro de novembro de 2014. O projeto já teve participação de três mestrandos (dois dos quais continuam, agora como doutorandos) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Posmec), além de estudantes de graduação e da 2ª série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFSC e da Escola de Educação Básica Simão José Hess. “A gente fala muito em tecnologia, mas, mais do que isso, o objetivo é formar pessoas. Sempre é possível que no processo seja criada alguma solução nova, mas o principal aqui é ver um projeto desses envolver tanta gente
e formar recursos humanos”, observa Passos.

Sistema anterior utilizava superfície parabólica - Foto divulgaçãoA bancada sobre o Bloco B, em fase de construção, terá 12m² de área de espelhos, equivalente a 30 kW de potência. Ela substitui outro coletor e concentrador que havia ali antes, com princípio de funcionamento semelhante, mas que utilizava superfície parabólica. O Posmec aprovou também a oferta de duas disciplinas sobre tecnologias de concentração termossolar, a serem oferecidas no 4o bimestre de 2015 e em fevereiro de 2016, esta última por um professor alemão convidado e apoiado pela GIZ (empresa alemã de cooperação universidade-empresa).

 

Fábio Bianchini/Jornalista/Agecom/Diretoria geral de Comunicação
fabio.bianchini@ufsc.br

Henrique Almeida/Fotógrafo/Agecom/Diretoria geral de Comunicação
henrique.almeida@ufsc.br

Tags: Edson BazzoHeliotérmicaJulio Cesar PassosPOSMECPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFSC