Pós em História promove seminários ‘Histórias Possíveis: Silêncios’

23/09/2015 15:31

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHST) da UFSC promove os seminários “Histórias Possíveis”, encontros mensais de professores e alunos organizados em torno da apresentação e debate de trabalhos de pesquisa. Em 2015, os seminários terão por eixo o tema “Silêncios” e têm os objetivos de fomentar abordagens inovadoras; estimular o exercício da crítica acadêmica; ampliar diálogo entre linhas de pesquisa e propiciar divulgação das pesquisas desenvolvidas no PPGHST.
No dia 1º de outubro, a palestra é com Diana Paton (Universidade de Newcastle, Inglaterra): “A política da maternidade no Caribe Britânico durante a escravidão: vozes e silêncios”.  O evento será realizado no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, às 16 horas.
A apresentação trata da relação das mulheres escravizadas e aprendizes no Caribe britânico com a experiência corporificada da fertilidade, da maternidade e de não ter filhos, ao explorar as vozes ouvidas e silenciadas quando se enfoca na maternidade como espaço de conflito.

O trabalho argumenta que o desenvolvimento das políticas de natalidade no fim do período da escravidão, que deu a algumas mulheres (mães com muitos filhos) uma posição a partir da qual reivindicar carga inferior de trabalho e outros direitos, dificultou a situação das mulheres que não tinham filhos. A atenção dos historiadores para as lutas das mães deixou de lado a perspectiva das mulheres sem filhos.

A apresentação será em inglês, aberta ao público, e haverá tradução.

Mais informações pelo e-mail

Tags: Centro de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina