NETI participa da Expo Estudar com palestra e apresentação do coral

18/09/2015 18:03

O mestrando André Tiago Dias da Silva representou o NETI (Núcleo de Estudos da Terceira Idade) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) no palco da Expo Estudar, no Centro Sul de Florianópolis, na tarde do dia 11 de setembro, com a palestra “Aprender não tem idade”. O Núcleo foi destaque também nas atrações do Palco Educativo, com a apresentação do coral.

Foi a primeira vez que a Expo Estudar, a maior feira de educação do Sul do País, teve sede em Florianópolis, com entrada gratuita. De 10 a 12 de setembro o público de aproximadamente três mil pessoas conheceu diferentes cursos, desde os mais tradicionais aos mais inusitados, criados para estimular a vontade de aprender. Diversas instituições apresentaram suas estruturas, cursos, diretrizes pedagógicas e plataformas de ensino. Foram mais de 50 expositores entre instituições de ensino infantil, básico, universidades, cursos profissionalizantes, a distância, para terceira idade, idiomas, entre outros, criando um ambiente educacional para pessoas de todas as idades e possibilitando trocas de experiências, a fim de que pudessem compreender, planejar e aprimorar suas carreiras.

O estande da UFSC apresentou os perfis dos cursos oferecidos na instituição e o programa de educação permanente para pessoas idosas, desenvolvido no NETI da Pró-Reitoria de Extensão. De acordo com a coordenadora do NETI, Jordelina Schier, a participação da Universidade na Exposição foi um momento de grande alcance social para divulgar as ações universitárias nas áreas do ensino e da extensão, uma oportunidade de interagir com a comunidade estudantil, por meio de informações que incentivam o acesso educacional para todas as idades. “O compromisso social da Universidade se revela ao colocar à disposição da sociedade todo o conhecimento produzido e traduzido em forma de ações extensionistas, permitindo aos alunos o exercício do conhecimento aplicado, por experiências de aprendizagem na comunidade”, diz.

O NETI é o maior e mais antigo programa de extensão da UFSC. Há mais de três décadas promove a educação para o envelhecimento, pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão. É um modelo de intervenção gerontológica implementado pioneiramente na realidade brasileira e sua visão influencia o modo de se fazer educação permanente com pessoas idosas em todo o País.

As atividades do NETI compreendem a formação de recursos humanos com oferta dos cursos de Especialização em Gerontologia e Saúde da Pessoa Idosa (lato sensu), cursos de extensão regulares para pessoas idosas e campo de estágio para acadêmicos da UFSC e outras instituições de ensino superior. Atualmente, cerca de 800 vagas semestrais são preenchidas por pessoas a partir de 50 anos nos cursos, oficinas e projetos que totalizam 40 turmas em variadas áreas.

Tags: Expo EstudarNETIUFSC