Servidores do NDI participam em setembro de oficina sobre cuidados com a voz

24/08/2015 18:07

Professores, técnicos-administrativos em Educação (TAEs) e estagiários do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) terão a oportunidade de participar de uma oficina sobre a saúde da voz em 18 de setembro. A atividade é um projeto-piloto que faz parte das campanhas educativas de sensibilização desenvolvidas pela Divisão de Serviço Social (DiSS) ao longo deste ano, com o objetivo de promover a saúde do servidor.

Com o título “Promoção da saúde vocal”, o projeto da oficina foi elaborado pelo DiSS em parceria com o curso de Fonoaudiologia, por meio da professora Maria Rita Pimenta Rolin. Os estudantes da Empresa Júnior de Consultoria em Fonoaudiologia (QualifonJR) também participarão da ação, como responsáveis por aplicar um protocolo de sintomas vocais e avaliar a voz de cada participante na semana que antecede a oficina.

O NDI foi escolhido por se considerar que professores e técnicos que atuam na educação infantil utilizam intensamente a voz como instrumento de trabalho. Na justificativa do projeto consta que “o desconhecimento da importância de certos cuidados para preservar a voz pode ter como consequência distúrbios vocais e até mesmo afastamento de atividades profissionais. (…) Os distúrbios vocais são de grande incidência para os profissionais da voz, sendo os professores os mais atingidos”.

A assistente social do DiSS, Fabiana Regina Ely, atenta que “apesar de algumas pessoas fazerem uso mais frequente da voz, o cuidado deve ser de todos. A gente utiliza a voz o tempo inteiro para se comunicar. Esta oficina é um projeto piloto; mas, após a avaliação, poderemos ampliá-la para outros setores da Universidade”.

Mais informações:

Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI): (48) 3721-9432 / 3721-2787

Divisão de Serviço Social (DiSS): (48) 3721- 4270

Daniela Caniçali/ Jornalista da Agecom/DGC/UFSC

Tags: 2º Seminário “A Voz e a Cena”DiSSDivisão de Serviço SocialFonoaudiologiandiUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina