Site educativo baseado na animação ‘Super Plunf’ lançado no Simpósio Nacional de História

29/07/2015 18:12

O site educativo ­Super Plunf foi lançado na quinta-feira, 30 de julho, durante o XXVIII Simpósio Nacional de História, no auditório do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inspirado na animação homônima, o site apresenta material voltado para estudantes, além de sugestões de temas a serem abordados por professores.

Professor da UFSC e coordenador do Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som (Lapis), que desenvolveu o Super Plunf, Henrique Luiz Pereira Oliveira explica que “no site existem textos voltados aos alunos, postados como se fossem um caderno digital do personagem do Super Plunf. Os temas tratados nos cadernos (do Menino) são também abordados na parte dos professores, com sugestões de atividades e links com mais informações”.

“A gente vinha fazendo experiências com audiovisual educativo há bastante tempo, mas com site é a primeira vez. A intenção é de que ele tenha alcance nacional. O lançamento ocorre em um evento que reúne cinco mil professores e estudantes de História de todo o Brasil”, afirma Henrique Oliveira.

Stitched Panorama

Casa dos avós na animação. Foto: superplunf.com.br

O curta-metragem Super Plunf, que utilizou a técnica stop motion, aborda as transformações no preparo e consumo de alimentos no ambiente doméstico. A animação conta a história de um menino que se depara com três cenários: sua casa, em que o alimento é instantâneo; a casa da vizinha, onde a cozinha transforma a comida em algo a ser ingerido em um curto espaço de tempo; e a casa dos avós, local em que a refeição é produzida e ingerida com mais demora e cuidado. “O enredo faz uma analogia com as transformações históricas dos processos de produção de alimentos”, explica Henrique.

Além da visualização de Super Plunf, é possível fazer o download da animação no site, que pretende receber contribuições das crianças que a assistirem. “Gostaríamos de postar como são as cozinhas das famílias, especialmente dos avós, ou saber o que estão comendo no Ceará, por exemplo” diz o coordenador do Lapis, que também irá usar o Facebook para interagir com estudantes e professores.

Diversos vídeos, interações com sons e links são apresentados aos alunos, que, ao navegarem, podem compreender a transformação na forma de alimentação do ser humano, especialmente ao longo do último século. No menu dedicado aos professores, há orientações de como explorar pedagogicamente as propostas apresentadas, com possibilidade de comentários.

A versão do filme no site não é a mesma lançada em 2014 e exibida em escolas municipais, particulares e no Colégio de Aplicação (CA) da UFSC, conta Henrique. “As crianças comentam, acham divertido, conversam sobre o que acham legal ou não. É um trabalho empírico, com erros e acertos. Usamos sugestões de crianças para reeditar a animação.”

O projeto de criação foi desenvolvido no Lapis, vinculado ao Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, e realizado por uma equipe de professores, técnicos, alunos e diversos artistas. A animação conquistou dois prêmios em 2014: Melhor Curta Infantojuvenil da 9ª Mostra Audiovisual de Cambuquira (Mosca) e Melhor Stop Motion Brasileiro do IV Festival Internacional Brasil Stop Motion.

Mais informações no Lapis, no site, no Facebook e pelo telefone (48) 3721-6411.

Tags: CFHLaboratório de Pesquisa em Imagem e SomLapisSuper PlunfUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina