Agenda Cultural: CFH recebe exposição fotográfica sobre experiências de imigrantes
A adaptação de imigrantes fora de seu país de origem é difícil. Ainda que saiam de suas cidades natais em busca de novas oportunidades, estes estrangeiros acabam tendo que lidar não só com as dificuldades do mercado de trabalho, como também com a diversidade cultural. Foi buscando retratar como os imigrantes lidam com o sentimentos conflitantes de pertencimento e deslocamento ao se encontrarem entre dois sistemas culturais diferentes que o fotógrafo Rodrigo Hill criou a exposição “The Harbor”. Disponível para visitação até 7 de novembro no segundo andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, a mostra se baseia nas experiências pessoais do autor como imigrante brasileiro na Nova Zelândia.
O projeto documental de Hill demorou cerca de dois anos para ser produzido. O fotógrafo contou com a ajuda de colegas e trabalhou junto aos fotografados. “Eu procuro sempre dialogar muito com as pessoas e descobrir pontos interessantes com os quais posso construir minhas imagens”, explica. Segundo o autor, a exposição é de extrema importância, pois além de divulgar seu trabalho, também instiga o público a construir suas próprias interpretações sobre as obras e suas temáticas.
Nascido em 1980 na cidade de Porto Alegre, Hill teve seu primeiro contato com a fotografia aos 21 anos, quando viajava pela Indonésia. Seu trabalho vai desde a foto documental até a de rua, focando nas pessoas e suas relações com os ambientes. Em 2013, completou sua especialização em fotografia documental com ênfase em construção de narrativas para fotolivros. Neste ano, publicou “The Harbor”, seu primeiro fotolivro, que deu origem à exposição.
Mais informações pelo e-mail rhill@amagoimages.comou no site www.amagoimages.com.
Wagner Reis/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC