UFSC inaugura laboratório do curso de Engenharia Elétrica em parceria com WEG

13/05/2015 10:18

“Estas máquinas atenderão ao nosso curso com a máxima eficiência por pelo menos duas décadas”. Essa é a estimativa do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL) da UFSC, Fernando Mendes de Azevedo, com relação aos equipamentos instalados no Laboratório de Máquinas Elétricas e Acionamentos Elétricos. A solenidade de inauguração do espaço será realizada nesta quarta-feira, 13 de maio, às 16h, no auditório Luiz Antonio Teixeira   ( “Teixeirão”)  do Centro Tecnológico (CTC). As reitoras Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco participarão da cerimônia, assim como representantes da Direção do CTC, do EEL e da WEG.

© Pipo Quint / Agecom / UFSC

Laboratório de Máquinas Elétricas e Acionamentos Elétricos. Foto: Jair Quint/Agecom/DGC/UFSC

A WEG, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos elétricos industriais, com sede em Jaraguá do Sul, produziu e doou as nove máquinas elétricas instaladas no laboratório. O maquinário é composto por três conjuntos iguais, cada um com três máquinas elétricas distintas que podem ser acopladas entre si para a realização de diferentes experiências. Além disso, foram doados também um conversor de frequência e um transdutor de torque para cada um dos conjuntos.

“Nossa expectativa é que os alunos tenham contato com equipamentos amplamente aplicados na indústria, como motores e conversores de frequência, e que tenham a oportunidade de analisar, na prática, o comportamento dessas máquinas”, explica Sebastião Lauro Nau, gerente do Departamento de Pesquisa e Inovação Tecnológica da WEG.

A vida útil das máquinas utilizadas pelos alunos em aulas práticas desde que o laboratório do curso foi criado, há mais de 40 anos, chegou ao fim em 2011, e os fabricantes dos antigos equipamentos não foram localizados. Um grupo de professores iniciou, então, os contatos com a empresa, que produziu os equipamentos de acordo com as especificidades relatadas. O espaço físico e as instalações elétricas foram adaptadas pelos técnicos da Universidade.

Cursos de Engenharia Elétrica no Brasil e no exterior utilizam diferentes estratégias para viabilizar as disciplinas práticas da área. Três abordagens principais foram avaliadas pelos professores do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica: bancadas experimentais, fornecidas por empresas especializadas e constituídas por pequenos motores elétricos, softwares de simulação e máquinas reais, modificadas para ensino e experimentação. Esta última é a metodologia adotada no curso da UFSC. “Um dos diferenciais do nosso curso em relação a outras universidades é que os nossos alunos sempre estudaram em máquinas reais, como aquelas que vão encontrar em sua vida profissional”, afirma Azevedo.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves/Jornalista/Diretoria-Geral de Comunicação/UFSC – com informações da WEG.

(48) 3721-4081 / (48) 3721-4558

 

Tags: CTCEELEngenharia ElétricainauguraçãolaboratóriomáquinasUFSCWEG