Observatório identifica novidades da indústria metroferroviária

04/05/2015 14:48

Um vetor para a inovação e transferência tecnológica para a indústria metroferroviária brasileira: este é o objetivo do Observatório Metroferroviário, projeto de extensão do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária do Centro de Engenharia da Mobilidade (CEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Criado em 2015 à semelhança do Observatório del Ferrocarril na Espanha (www.observatorioferrocarril.es), o portal é focado nas necessidades e interesses do público brasileiro, identificando novidades relacionadas com a engenharia ferroviária, incluindo novas tecnologias, conhecimentos científicos aplicados, eventos relacionados ao setor e eventuais notícias de impacto tecnológico.

Conforme dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2013, seria necessária uma série de investimentos para solucionar os gargalos do transporte ferroviário no país – na ocasião, o Plano Plurianual previa investimentos na ordem de R$ 39,6 bilhões para infraestrutura ferroviária entre 2013 e 2015. No Programa de Investimentos em Logística, estão previstas a expansão e construção de 12 trechos ferroviários pela iniciativa privada.

O observatório é gerido e operacionalizado por uma equipe de professores e alunos do CEM/UFSC, sendo as informações obtidas analisadas e disponibilizadas na Internet via Facebook e na página da UFSC (http://observatoriometroferro.ufsc.br/).

Tags: centro de engenharia da mobilidadeEngenharia Ferroviária e MetroviáriaObservatório MetroferroviárioUFSC