Defesa nacional brasileira é tema de debate sediado pela UFSC
Levar os assuntos da defesa do país para a sociedade é o ponto norteador do XI Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN), promovido pelo Ministério da Defesa (MD) em parceria com o Grupo de Estudos em Segurança e Defesa (Gesed) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que começou na manhã desta quarta-feira e vai até sexta.
O evento contou com a presença de diversas autoridades das Forças Armadas brasileiras e foi declarado aberto pelo general Walmir Almada Schneider Filho, representante do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa. “O Brasil vem alcançando protagonismo nas relações internacionais de defesa”, exaltou na cerimônia.
O CEDN existe desde 2010, e é realizado a cada três meses em parceria com universidades federais do Brasil. Nesta edição, 368 pessoas participaram da parte matutina do evento, mas o credenciamento vai até o final da tarde desta sexta-feira. Schneider diz ainda que “o curso faz parte de um conjunto de políticas do Ministério da Defesa para disseminar a cultura da Defesa Nacional”.
As palavras de introdução ao curso foram da professora adjunta de Relações Internacionais (RI) da UFSC, Juliana Viggiano, que é também coordenadora do curso de Relações Internacionais e do Gesed. Segundo a professora, “há uma grande necessidade em promover o diálogo entre as Forças Armadas e a Academia, daí a importância desse curso”. Ela afirma que os alunos do Gesed tiveram papel essencial na concretização do curso na UFSC.
O Gesed foi criado em 2014, dentro do curso de Relações Internacionais, e agora é constituído também por alunos de graduação e pós-graduação. Conforme Juliana, as discussões na UFSC sobre a defesa nacional se intensificaram com a criação do Gesed. A mestranda em RI da UFSC, Natália Diniz Schwether, conta que o grupo se reúne mensalmente, guiados pelos mestrandos, para realizar as discussões.
Entre os participantes da XI edição do CEDN está o Almirante Leonardo Puntel, comandante do 5º Distrito Naval do Brasil. Puntel se formou na Escola Naval do Rio de Janeiro e exerce a função há mais de 40 anos. “A defesa nacional envolve toda a nação, e participar deste evento ajuda os acadêmicos a aprimorar a consciência enquanto brasileiros no cenário internacional”, afirma.
Serviço
Os participantes devem ter os carimbos de entrada e saída de 75% das palestras do curso para conseguirem, ao final, seu certificado de 20 horas por participação. As palestras em formato de Power Point estarão disponíveis no site do Ministério da Defesa. O curso segue até a sexta-feira, dia 10, e a programação está disponível on-line.
Mais informações no site do evento.
Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC
Tamiris Moraes/Estagiária de Fotografia/Agecom/UFSC