Agenda Cultural: ‘Uso da água’ é tema de Ciclo de Cinema de 22 a 24 de abril

22/04/2015 10:40

Três filmes com o tema “Água e seus diferentes usos, formas e valores” serão exibidos no Ciclo de Cinema organizado pelo Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas (NUER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 22 e 24 de abril, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O filme de abertura é También la lluvia (2010), do diretor Icíar Bollaín, uma ficção que relaciona a história de Cristóvão Colombo com a luta atual contra a privatização da água na Bolívia. A película será apresentada e discutida a partir das 19h do dia 22. A programação completa de horários de exibição e sinopses dos filmes estão disponíveis no site do evento.

Segundo William Luiz da Conceição, integrante do NUER e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSC, a mostra de cinema existe desde 2010 com a motivação de “tornar público o debate sobre temas em alta no Brasil e no mundo, além de trazer filmes que não tem muita divulgação para a população”. O NUER tem grande acervo deste tipo de filme, de mais difícil acesso, e conta com parcerias com a Antropologia Visual, projeto que reúne filmes para estudos, e universidades em Moçambique, país com o qual o núcleo tem grande familiaridade devido às diversas pesquisas realizadas.

O assunto ‘Água’ foi selecionado para esta edição da mostra pois “é um tema emblemático não só Brasil, mas também em Moçambique neste momento, e temos muito material de pesquisas já feitas sobre isso”, explica William. Ele acrescenta que o foco principal da abordagem deste tema é “pensar água de forma multinacional e, portanto, como algo que une a todos”.

cartaz-ciclo-1_agua

Mais informações no site do NUER.

Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC

Tags: Agenda culturaláguaCFHNUERUFSC