Mostra fotográfica sobre sentidos da maternidade dia 27

12/02/2015 17:00

chamada-mostra-2-A mostra “Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéticas e produção de sentidos sobre a maternidade”, de Ana Sabiá, será realizada no dia 27 de fevereiro, das 13h às 17h, no térreo do prédio de salas de aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. O trabalho é resultado visual da pesquisa de mestrado em Psicologia Social, desenvolvida entre 2013 e 2015, que se propôs investigar alguns dos muitos sentidos da maternidade na contemporaneidade, utilizando, como principal método para elaboração e problematização do material estético-analítico, a construção de retratos fotográficos de nove mulheres-mães, que vivenciavam os primeiros 12 meses subsequentes ao parto.

Os retratos das mães, junto a seus filhos, foram realizados nas casas das participantes e contêm um elemento comum a todas: um varal de roupas. Neste foram colocados objetos, especialmente selecionados pelas mulheres retratadas, que servem como signos de comunicação visual/plástica a respeito de suas experiências maternas. Tais objetos são aqui assumidos como transmissores de sentidos, e arquitetam discursos visuais e comunicam sua biografia, tanto utilitária quanto afetiva, amalgamadas às das retratadas.

Partindo da Madonna, que simboliza o perfeito amor materno na arte cristã ocidental, buscou-se apresentar um panorama referencial que contextualiza a temática da maternidade pelo viés das teorias feministas, explicitando a faceta crítica ante os discursos ideológicos, ainda vigentes, que determinam controle e condicionam modos de existência das mulheres na nossa sociedade. Nesse sentido, a Madonna – como símbolo artístico de mãe perfeita e amor incondicional – é justificada como uma impossibilidade concreta na vivência cotidiana. A Virgem, marcada de paradoxos, é então apresentada como referência e fonte de questionamentos na arte contemporânea e nos variados modos de existência, através de tantas artistas que fazem da fotografia a linguagem principal de questionamento na busca de desconstrução e ressignificação deste símbolo.

Tags: CFHmaternidademostra fotográficaUFSC