Telessaúde SC oferece apoio aos municípios e às equipes de saúde para instalação e uso do e-SUS Atenção Básica

29/01/2015 17:25

O Núcleo Telessaúde SC estabeleceu parceria com a Gerência de Coordenação da Atenção Básica (GEABS) e com o DATA-SUS para oferecer apoio aos municípios e às equipes de saúde de Santa Catarina na instalação e uso do e-SUS Atenção Básica. A iniciativa atende ao pedido do Ministério da Saúde. O apoio é realizado por meio de videoaulas, webconferências regionais e teleconsultorias voltadas para o esclarecimento de dúvidas sobre a implantação do sistema e o preenchimento das fichas.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB) para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Além das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), o e-SUS AB poderá ser utilizado pelos profissionais das equipes tradicionais de programas como Academia da Saúde, Melhor em Casa, Consultório na Rua, Programa Saúde na Escola e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para ter acesso aos serviços e orientações do Telessaúde SC, os profissionais interessados devem possuir cadastro no portal do programa. O acesso às videoaulas pode ser realizado tanto pelo portal quanto pelo canal do Youtube (youtube.com /TelessaudeSC). São nove videoaulas que esclarecem desde a proposta do e-SUS ao preenchimento dos diferentes tipos de fichas.

O Telessaúde SC é parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina para desenvolvimento, refinamento, implantação e normatização de métodos e tecnologias de Tele-educação e Tele-assistência com foco na atenção básica à saúde. A coordenação técnica é exercida pelo grupo Cyclops/LabTelemed – Laboratório de Telemedicina do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago – HU/UFSC.

Mais informações:

Núcleo Telessaúde SC
E-mail: /
Fone: (48) 3212-3505
Site: https://telemedicina.saude.sc.gov.br

 

Tags: Hospital UniversitárioHUtelessaúdeUFSC