Bailongo no aniversário da UFSC: ‘Quem quiser bailar será bem-vindo’, diz Yamandu Costa
Tocar na festa de aniversário de 54 anos da UFSC hoje à noite é o final alegre para um episódio triste acontecido meses atrás com Yamandu Costa e Guto Wirtti. A dupla viria a Florianópolis lançar o CD “Bailongo” em agosto, mas Yamandu precisou fazer uma cirurgia na mão e o show foi adiado até que a comemoração da Universidade mostrou ser a oportunidade perfeita para a nova data. “Fiquei muito feliz, acabou sendo um grande presente, então esta noite merece muito carinho. Além de estar nesse evento, tocar em Florianópolis sempre é especial, porque temos muitos amigos aqui, é quase como estar em casa”, diz o violonista. Ainda melhor: dessa vez, ele conseguiu também um dia livre na cidade após o show, chance que não é muito frequente. “Quase nunca eu tenho”, conta.
A notícia de que as entradas esgotaram-se na sexta-feira passada, apenas dois dias após o início da distribuição, também é recebida com alvíssaras. “Soubemos disso só ontem. Isso é ótimo, sempre, cria uma expectativa boa também da nossa parte. O teatro é grande, né?”, comenta Guto. Os ingressos foram distribuídos de forma gratuita, mediante doação de 1 kg de alimentos não perecíveis, doados à Ação Social da Trindade.
O CD e o show homenageiam a riqueza musical dos bailes brasileiros. As composições individuais e em parceria deles passam por tangos, choros, milongas, chamamés e outros mais, interpretados com o virtuosismo e a liberdade de criação e improviso com que se envolvem nesses estilos. O mesmo tratamento é dispensado às criações de outros autores que revisitam, como Heitor Villa-Lobos, Lupicínio Rodrigues, Jacob do Bandolim e Gentil Montaña. A arte do álbum e da capa foram criadas pelo artista plástico e ilustrador Fábio Dudas e a designer Paula Albuquerque, também de Florianópolis.
Até agora, Guto e Yamandu fizeram poucos shows da turnê, contam, mas o bailongo musical vem funcionando bem nos teatros por onde passaram. “Na verdade, é mais alusão ao baile do que baile mesmo”, observa Guto. “O que a gente faz é trazer o espírito dos bailes, principalmente musical. Não é salão, não precisa ninguém dançar. Mas é claro que quem quiser levantar e bailar será muito bem-vindo”, fala Yamandu.
Outra boa notícia para quem não conseguiu ingresso para o baile é que o show será transmitido ao vivo pela UFSC, a partir das 20 horas. O link com a transmissão (http://server.stream.ufsc.br/eventos) está no site http://eventos.ufsc.br: é o ícone “Evento ao Vivo”, no canto direito.
Serviço
Show de Yamandu Costa e Guto Wirtti – lançamento do CD “Bailongo”, em homenagem aos 54 anos da UFSC.
Dia: 18 de dezembro, quinta-feira.
Horário: 20 horas.
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Transmissão ao vivo pelo site http://eventos.ufsc.br, no canto direito “Evento ao Vivo”
Mais informações com a SeCult: (48) 3721-4433.
Fabio Bianchini/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
fabio.bianchini@ufsc.br
Fotos: Pipo Quint/Agecom/DGC/UFSC