Agenda Cultural: show musical ‘Triologia Insular’ no Teatro da UFSC nesta quinta

03/12/2014 17:20

convite_triologia insularO Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) traz ao Teatro da UFSC o show musical Triologia Insular, com Susana Moura e Tatiana Cobett. Com entrada franca, o evento será realizado nesta quinta-feira, 4 de dezembro, às 20h30min. A ação integra as atividades previstas em dois projetos de intercâmbio entre a região dos Açores (Portugal) e o estado de Santa Catarina: o primeiro projeto, “Triologia Insular – Encontros Sonoros do Atlântico: Açores, Cabo Verde e a Ilha de Santa Catarina”, é voltado para a área da musicalidade dessas ilhas; o segundo, “Hora do Conto em Santa Catarina – contação de historias”, visa as escolas dos ensinos médio e fundamental.

Sobre os projetos

Triologia Insular – Encontros Sonoros do Atlântico: Açores, Cabo Verde e a Ilha de Santa Catarina

Aborda a musicalidade das ilhas dos Açores, Cabo Verde e Santa Catarina. Encontro de poesia e sonoridade mistas entre a música dessas ilhas, trazendo à tona uma linguagem musical que destaca características partilhadas em comum. Conta com a participação de Susana Moura (Açores e Cabo Verde), Tatiana Cobett, Luiz Canoa e MarcoLiva (Ilha de Santa Catarina).

Hora do Conto em Santa Catarina – contação de histórias

O projeto será realizado em oito escolas de Florianópolis e também nas cidades de Bombinhas, Palhoça e São Francisco do Sul. Nessas escolas, Susana apresentará o arquipélago dos Açores, mexendo no imaginário das crianças com as linguagens de teatro, música e contação de histórias.

O arquipélago dos Açores tem em si um universo místico da Atlântida que sempre provocou riquíssimos imaginários, medos, tempestades, vulcões, terramotos e acima de tudo isso, a resistência humana. Criar um imaginário narrativo de modo que as crianças de Santa Catarina se apaixonem e se interessem pelos Açores é o principal objetivo desta digressão pelas escolas do ensino básico (6 a 10 anos de idade).

Intercambio Açores. Foto:  Joi Cletison

Intercambio Açores. Foto: Joi Cletison

Escolas participantes do projeto: João Silveira, de Palhoça; na cidade de Florianópolis, Aníbal Nunes Pires, Raul Lisboa, Paulo Fonte, Orisvadina da Silva, Henrique Veras, Retiro da Lagoa, João Francisco Garcez, Acácio Garibaldi São Tiago e Colônia Z11. Já em Bombinhas e São Francisco serão definidas duas escolas em cada cidade.

Sobre a artista

Susana Moura, nascida na cidade de Setúbal (Portugal), é licenciada em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora. Fez  mestrado em História Insular e Atlântica, e estudou o papel da mulher no arquipélago açoriano. É doutoranda em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, onde estuda a resistência da identidade cultural açoriana na Diáspora do Sul do Brasil.

Entre 2001 e 2004 entrou para a escola de circo Chapitô, encenando com grupos de teatro de jovens em situação de risco nos bairros oprimidos de Lisboa.

Desenvolveu um projeto com crianças de rua, na sua recuperação familiar e social, em colaboração com o Instituto Cabo-Verdiano de Menores (ICA).

Já na ilha Terceira começou a contar histórias, criar grupos de teatro com jovens em situação de risco e passou desenvolver atividades teatrais no estabelecimento prisional dessa ilha. Em 2007, na Ilha do Pico, desenvolveu projetos culturais para as autarquias com as populações mais isoladas e oprimidas, trabalhando com idosos, alfabetizando adultos e contando histórias em Bibliotecas e escolas.

Serviço:

Triologia Insular