Serviço de Hemoterapia do HU pede doações de A+ com urgência

03/11/2014 12:12

O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário (HU) da UFSC solicita a cooperação de todos os potenciais doadores de sangue, pois o hospital vem realizando transplantes hepáticos, entre outros procedimentos, e precisa manter o estoque de sangue e derivados.

Local e horário para doação:

Unidade de Coleta de Doadores de Sangue do HU UFSC Ed. Voluntária Dona Cora – Prédio da AAHU – Trindade – Florianópolis (SC)

De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h

Doação de sangue no HU

O doador deve: – trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação); – estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 Kg; – não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários: – Febre, gripe ou resfriado; – Gravidez, puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias; – Uso de alguns medicamentos; – Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Prazos de impedimentos: – Extração dentária: 72 horas; – Ingestão de bebida alcoólica 24h antes da doação; – Transfusão de sangue: 1 ano; – Tatuagem e piercing: 1 ano; – Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina. Impedimentos definitivos: – Hepatite após os 10 anos de idade; – Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; – Uso de drogas ilícitas injetáveis; – Malária.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Serviço de Hemoterapia do HU pelos telefones (48) 3721-9114 – manhã – e 3721-9859 – tarde.

Tags: DoaçõesHospital UniversitárioServiço de Hemoterapia do HU