Inovação e ciência são temas de palestra no campus de Joinville

21/10/2014 18:20

AlexaNesta quarta-feira, 22 de outubro, às 13h30min, no auditório 303 do bloco A, no campus de Joinville da UFSC, será realizada a palestra “Conexões que criam resultados”, ministrada pelo estudante de Física, Tulio Baars.

No final de 2012, após pesquisa na internet, Tulio descobriu que o telescópio espacial Hubble era desligado quando, em sua órbita, passava pela América do Sul, devido aos níveis elevados de radiação. A curiosidade e os questionamentos fizeram-no enviar um projeto de pesquisa para a agência Nasa sobre o assunto. Com a aprovação, conseguiu apoio e equipamentos para o desenvolvimento de seu estudo.

O projeto virou um programa, o ALEXALabs, que tem o objetivo de investigar como as explosões solares – liberação de partículas do Sol capazes de atingir a atmosfera terrestre – afetam a saúde das pessoas, causam apagões na rede elétrica e interrompem as comunicações via satélite. A pesquisa mostra as ligações entre as diversas áreas do conhecimento e explica como a ciência está diretamente conectada com ações do cotidiano.

Na palestra também serão destacados outros assuntos, como a importância da divulgação e comunicação científicas e as formas de financiamento de projetos – incluindo o financiamento coletivo, utilizado por Baars.

Samantha Sant’Ana/Estagiária de Jornalismo/DGC/UFSC
samantha.s@grad.ufsc.br

Claudio Borrelli/Revisor de Textos da Agecom/DGC/UFSC

Tags: Campus de JoinvilleConexões que criam resultadosTulio BaarsUFSC