Agenda Cultural: final de semana com espetáculos ‘Fando & Lis’ e ‘O Abajur Lilás’ no Teatro da UFSC

17/10/2014 15:23

Os espetáculos Fando & Lis e O Abajur Lilás, produzidos pelos alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC, retornam ao palco do Teatro da UFSC, neste fim de semana. As apresentações – que integram a programação do Festival Isnard Azevedo – são abertas à comunidade, e a entrada é gratuita.

Fando & Lis será reapresentado nesta sexta-feira e sábado, 17 e 18 de outubro, às 20 horas. Ingressos limitados. Reservas pelo e-mail .

O Abajur Lilás será reapresentado neste domingo, 19 de outubro, às 20 horas. Ingressos limitados, conforme a disponibilidade de lugares no teatro (capacidade: 106 pessoas). O Teatro abre uma hora antes do espetáculo.

O Teatro da UFSC está vinculado ao Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCult) da Universidade. 

Fando & Lis 

Adaptação do texto homônimo, escrito pelo dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, o espetáculo estreou em julho deste ano e volta para mais sete apresentações nas próximas semanas. 

Fando & Lis - Foto por Bruna Todeschini, WEB800 1

Fando & Lis. Foto: Bruna Todeschini

“Mas eu vou morrer e ninguém vai se lembrar de mim”. Desta maneira, Lis profetiza seu fim inevitável e insere todos no inquietante universo criado por seu noivo, Fando, como prova única de seu amor a ela. Ele é o guia principal de uma viagem repleta de sensações, que oscila entre o amor e o ódio, e mergulha seus passageiros em um mundo repleto de surpresas.

A utópica cidade de TAR une todos os personagens dessa curiosa trama, emaranhada pela aparição de três estranhas figuras: Namur, Mitaro e Toso. Lis e todo o público são conduzidos por um mundo absurdo, mas que por vezes pode não se distanciar tanto de nossa única e cruel realidade.

Fando & Lis faz o público questionar sobre o amor e sobre nossa própria existência: uma viagem em constante movimento que pode nos levar a percorrer caminhos misteriosos. Aqui o amor é questionado e desmantelado diante dos olhos confidentes de todos os passageiros do carrinho de Fando.

Ficha Técnica

Texto: Fernando Arrabal
Direção: Francielly Cabral e Leandro Batz
Elenco: Aline Helena Elingen, Bruno Santos, Gabriella Bergamo, Igor Gomes e Mantra Santos
Orientação: Marília Carbonari
Servidores Técnicos: Gabriel Guedert, Guilherme Rosário Rotulo, Luciano Bueno e Rachel Teixeira Dantas
Realização e apoio: Grupo Dáadeixa, UFSC, SeCULT, Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Pró-Reitoria de Administração (Proad), Departamento de Artes e Libras (DALi) e DAC.
Fotos: Bruna Todeschini

O Abajur Lilás

Abajur Lilás - Foto Fabio Salvatti, WEB800 1

Abajur Lilás. Foto: Fabio Salvatti

A peça “O Abajur Lilás” revela a verdade única na relação entre Giro, cafetão e dono do mocó, seu truculento auxiliar Osvaldo, e as prostitutas Dilma, Célia e Leninha. Cada personagem exerce uma função específica na trama, buscando garantir sua segurança econômica, através da obsessão e ganância, o desafio da sobrevivência é o que as anima. Algo inesperado acontece no mocó e as três prostitutas são as suspeitas as principais suspeitas.

“Essa peça é um grande sonho realizado por todos nós, apesar das muitas dificuldades que tivemos com a falta de verba, fizemos o máximo possível para que ela se concretizasse. Escolhi essa peça, pois primeiramente aborda assuntos que não estão sobre os nossos olhares mas que existem e que são difíceis de serem questionados. A peça se passa na década de 70 e retrata o drama vivido em um mocó entre um cafetão, seu capanga e as prostitutas, e é a partir daí que podemos observar e comparar que muitas coisas mudaram daquela época até os dias atuais, mas que certos preconceitos ainda fazem parte da nossa sociedade e que devem ser retratados para que possam ser melhorados.” – Neluna Hatschbach Freitas.

“Nunca pensei que um dia faria uma peça como essa, a primeira impressão era bem esquisita no inicio, mas com o tempo, com o trabalho dos atores, fui entendendo mais a proposta e ficando mais empolgada. Fazer um personagem masculino é realmente um desafio, mas com a orientação certa fui me aproximando do que poderia ser o Giro”– Ana Paula Gozalo

Ficha Técnica

Direção: Neluna Hatschbach Freitas
Direção de Arte: Juliana Schiavo
Orientação: Fabio Salvatti
Elenco: Ana Paula Gozalo, Bruna Guollo Patricio, Bruna Lourenço, Gisele Farias e Ikizera
Servidores Técnicos: Gabriel Guedert, Guilherme Rosário Rotulo, Rachel Teixeira Dantas
Produção: Grupo Sete e Um
Realização e apoio: Grupo Sete e Um, UFSC, Art Vidros Distribuidora Ltda, Dali, DAC e SeCult.
Fotos: Fabio Salvatti

Serviços:

Fando & Lis

Quando: 17, 18, 25, 26 e 31 de outubro; 1º e 2 de novembro, às 20 horas
Quanto: gratuito. Ingressos limitados. Reservas pelo e-mail:
Onde: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis
Classificação indicativa: 16 anos

O Abajur Lilás

Quando: 19 de outubro, domingo, às 20 horas
Quanto: gratuito. Ingressos limitados, conforme a disponibilidade de lugares no teatro (capacidade: 106 pessoas). O Teatro abre uma hora antes do espetáculo
Onde: Teatro da UFSC
Classificação indicativa: 16 anos
Contato: Produção: (48) 9627-1704

 

Visite www.dac.ufsc.br

Fonte: [CW] DAC/SeCULT/UFSC, com texto e fotos dos dois grupos

Tags: 30 anos de fundaçãoFando & LinsO Abajur LilásTeatro da UFSCUFSC