Agenda Cultural: ‘Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa’ no Teatro da UFSC neste fim de semana

10/10/2014 17:55

Evocações - WEB800 1O Teatro da UFSC recebe o espetáculo “Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa”, neste fim de semana, dias 10, 11 e 12 de outubro, às 20 horas. O monólogo teatral, que volta aos palcos da capital catarinense, está pela primeira vez no teatro da Universidade. Esta apresentação da peça faz parte do Projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início do espetáculo.

A peça traz ao palco, Luiza Lorenz, da Cia Aérea, atriz que viveu um dos seres poéticos de Franklin Cascaes no espetáculo em sua homenagem que estreou no mês passado, na Capital catarinense. Dessa vez, quem será comemorado é o poeta catarinense Cruz e Sousa (1861-1898).

Em “Evocações”, dirigido por Andrea Ojeda (Cia Periplo de Teatro, de Buenos Aires – AR), Luiza revive alguns dos temas mais caros ao autor: o emparedado, o artista, o excluído, o louco. “É através dessas evocações que se vai reconstruindo o poeta morto, que ao final descobre-se vivo em tudo que ainda nos comunica em seu genial legado poético”, afirma a atriz.

Para verter a essência da vida e da obra do poeta simbolista, a atriz leva poesia para o palco, desafio que cumpre com maestria por meio da voz-corpo em que se transforma por 1 hora de espetáculo. O clima intimista é estabelecido e o espectador fica imerso na alma do Cruz e Sousa revolucionário e abolicionista, expoente da prosa e poesia do país.

Cruz e Sousa

João da Cruz e Sousa era negro, descendente de escravos e um pária social no tocante à sua condição econômica. Nasceu na cidade de Desterro, atual Florianópolis, em 1861, e teve uma vida marcada por perseguições de ordem racial e enorme incompreensão estética. Morreu aos 36 anos de tuberculose em meio à pobreza.

“Cruz e Sousa enfrentou de forma heroica as condições adversas que marcaram toda a sua existência, transformando em poesia da mais alta qualidade todo o seu destino trágico”, considera Luiza.

O espetáculo “Evocações” estreou no teatro El Astrolábio de Buenos Aires em 2011 e em 2012 integrou o projeto Via Poesia, que passou por mais de 20 cidades em comemoração os 150 anos de nascimento de Cruz e Sousa – celebrado em novembro de 2011.

Cena Aberta 

O Projeto Cena Aberta é uma realização do DAC, da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC e visa incentivar a produção teatral catarinense, bem como tornar a produção cultural local acessível à comunidade.

Ficha Técnica

Atuação: Luiza Lorenz

Realização cenográfica: Nora Churquina

Trilha sonora: soundtrack Delicatessen – autoria Carlos D´Alessio

Fotografia: Diego Ojeda

Ideia de espaço e figurino: Andrea Ojeda e Julieta Fassone

Diretora assistente: Julieta Fassone

Direção e dramaturgia: Andrea Ojeda

Serviço: 

O quê: Espetáculo “Evocações – Sobre a Obra de Cruz e Sousa”

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC

Quando: 10, 11 e 12 de outubro de 2014 , de sexta-feira a domingo, sempre às 20h. A bilheteria do teatro abre uma hora antes do início da apresentação da peça.

Quanto: Ingressos: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia)

Classificação: 12 anos – Duração: 60 minutos

Contato: Produção: (48) 9644-5283 – e-mail:

Visite www.dac.ufsc.br

[CW] DAC/SeCULT/UFSC, com texto e fotos da produção do espetáculo

Tags: DACEvocações - Sobre a Obra de Cruz e SousaTeatro da UFSCUFSC