Agenda Cultural: ‘O Ovo’ segue em cartaz no Teatro da UFSC neste fim de semana

05/09/2014 13:15

Quem veio primeiro? o ovo ou a galinha? Esse e outros questionamentos estão presentes na peça O Ovo, que segue em cartaz no Teatro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) neste fim de semana: dia 5 de setembro, às 21h, e dias 6 e 7, às 20 horas. A produção é a montagem final da disciplina Processos Criativos, do curso de Artes Cênicas da UFSC. A entrada é gratuita e aberta à comunidade, mas os ingressos são limitados e serão distribuídos 30 minutos antes da apresentação.

Teatro, O Ovo (14)- WEB800

O Ovo. Foto: divulgação

A reflexão

Um tempo que não foi, que não aconteceu; um tempo parado na mais profunda vaidade; uma espera que se perdeu, que não ocorreu – que bom que terminou. E o sol da nova manhã desvela outras clareiras. Nada como um dia após o outro. É agora?

O Ovo propõe questionar a condição humana. Para tanto, Valquiria Vasconcelos da Piedade compôs a dramaturgia através de textos de Friedrich Nietzsche (Assim Falou Zaratustra), Martin Heidegger (Construir, Habitar, Pensar), Dostoiévski (Crime e Castigo) e algumas fábulas de Esopo. Por meio de uma perspectiva trágica da dramaturgia, optou-se por uma estética que se aproxima do teatro do absurdo. A principal discussão do texto permeia a relação do homem com a verdade e o tempo e também a dos homens entre si.

A peça mostra a delicada relação entre as pessoas; a fraqueza e a vaidade entre os homens; a luta absurda para dar sentido às coisas e a necessidade igualmente absurda de alcançar a verdade.

O ovo como metáfora permite questionar o nascimento, a vida, a morte, o novo, o velho, a verdade, as verdades, a esperança, o medo daquilo que vem e daquilo que não vem, entre outras questões.

Faixa livre com filosofia

A montagem, com duração de 50 minutos, é dividida em oito cenas, e seu sentido se dá pela repetição absurda dos ponteiros do relógio.

A faixa etária é livre. Embora os textos carreguem uma densidade filosófica, os alunos-atores buscam simplificar na representação, para, justamente, dar acesso aos que têm e aos que não têm uma bagagem de filosofia.

Ficha Técnica

Texto: Valquiria Vasconcelos – arranjo de fragmentos de Bertolt Brecht, Blaise Pascal, Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger, Vitor Hugo, Dostoiévski, Esopo e uma esquete de Alcione Araújo.

Direção: Valquiria Vasconcelos.

Assistente de Direção: Alessandro Bem.

Produção e Sonoplastia: Alessandro Bem, Donnie Seabra e Valquiria Vasconcelos.

Identidade Visual: Alessandro Bem e Valquiria Vasconcelos.

Elenco: Anna Lia Sant’Anna, Bianca Gonçalves, Bruno Miguel Leandro, Dai Cavalli, Lidiane Mesquita e Susan Monteschio.

Orientação:Daniel Alberti e Fábio Salvatti.

Servidores técnicos: Gabriel Guedert, Guilherme Rosário Rotulo e Rachel Teixeira

Serviço:

O quê: nova temporada da peça O Ovo, do curso de Artes Cênicas da UFSC.

Quando: 5 de setembro, às 21h; 6 e 7 de setembro, às 20 horas.

Quanto: gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos são limitados e serão distribuídos 30 minutos antes da apresentação da peça.

Onde: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis (SC).

Classificação: Livre.

Duração: 50 minutos.

Contato: Produção: (48)9699-7883.

www.dac.ufsc.br