Reitora reúne-se com Secretário de Estado da Segurança Pública

15/08/2014 14:45
Reitora Roselane Neckel é recebida no gabinete do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba. (Foto: Assessoria de Imprensa/SSP)

Reitora Roselane Neckel é recebida no gabinete do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba. (Foto: Assessoria de Imprensa/SSP)

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, esteve reunida nesta quinta-feira, dia 14, com o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba. A reunião abordou as ações de segurança pública para os bairros no entorno da Universidade, bem como estratégias de educação e prevenção ao uso de drogas.

A reitora repassou ao secretário Grubba as solicitações entregues ao coronel Valdemir Cabral, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, e ao delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila. Trata-se de necessidades levantadas pela comunidade universitária em um fórum consultivo realizado em 2013 e uma audiência pública, em maio de 2014.

“Junto ao secretário Grubba esperamos realizar a análise dos encaminhamentos conjuntos para fortalecer a segurança pública na região onde a UFSC está inserida, bem como em toda a cidade, por meio de ações educativas”, destacou a reitora. O secretário César Grubba ressaltou a importância da estratégia da Polícia Militar de Santa Catarina com o policiamento móvel no incremento da sensação de segurança e na prevenção de crimes.

Foram discutidas, ainda, estratégias conjuntas para a prevenção ao uso de drogas e abuso de substâncias. A SSP, por meio da Polícia Militar, já desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) com estudantes do ensino básico e fundamental, e a UFSC, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ), promove capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias sobre problemas relacionados ao uso de drogas.

“A ideia é unir esforços, em uma parceria em prol da comunidade, que possa ampliar a abrangência da educação também para alunos do ensino médio”, salientou Roselane.

Participaram da reunião, além da reitora e do secretário, a vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, o chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Antonio Oliveira Vieira, o chefe de Gabinete da SSP, Marcio Fortkamp, e o assessor do secretário, tenente-coronel Luciano Pinho.

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação

Tags: Roselane NeckelSegurançasegurança públicasspUFSC