Edital inédito abre inscrições para projetos sociais de extensão

27/08/2014 07:52

As inscrições de projetos para o Edital Pró-Social, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), estão abertas até 29 de agosto. As propostas selecionadas receberão o valor de 15 mil reais, que devem ser empregados no desenvolvimento dos trabalhos – não há remuneração para os participantes. Essa é a primeira edição do edital que foi elaborado a partir do Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação (MEC). O ProExt apoia instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão com ênfase na inclusão social.

O objetivo do edital é incentivar ações que contribuam socialmente por meio de projetos idealizados na universidade, explica o pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa. Os planos inscritos precisam estabelecer uma relação de interação com a sociedade, propor soluções de problemas, facilitar a inclusão de grupos sociais, a transferência de conhecimento e o acesso à qualificação.

Para isso, o Pró-Social possui oito áreas temáticas: tecnologia, educação, comunicação, cultura, direitos humanos, meio ambiente, saúde e trabalho. “Não há um número limite de projetos ou programas que serão contemplados”, explica a pró-reitora adjunta Maristela Bortolini. A quantidade de aprovações depende do orçamento total disponível que ainda não foi divulgado.

Os planos serão apresentados por professores doutores ou mestres em atividade na UFSC e devem incluir a participação de estudantes de graduação regularmente matriculados.  Projetos em andamento também podem se registrar, contanto que descrevam as atividades realizadas, os resultados obtidos e a motivação para sua continuidade. Para a inscrição, as propostas precisam ter cadastro no Sistema de Registro de Ações de Extensão (SIRAEx/Formulário Notes).

As propostas serão avaliadas de 1º a 19 de setembro por comissão indicada pela Câmara de Extensão.  O período de execução dos trabalhos aprovados é de 5 de janeiro a 30 de dezembro de 2015. O cronograma, o edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no sitehttp://proex.ufsc.br/.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação