Agenda Cultural: cine Filosofia apresenta ‘Pachamama’

10/06/2014 08:49

O filme Pachamama – que significa “mãe-terra” para os indígenas andinos e designa a deusa agrária dos camponeses – será exibido nesta terça-feira, 10 de junho, às 19h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

O filme narra a viagem do diretor Eryk Rocha pela floresta brasileira em direção ao Peru e à Bolívia, onde encontra a realidade de povos historicamente excluídos do processo político de seus países e que, pela primeira vez na história, buscam uma participação efetiva na construção do seu próprio destino.

É uma pequena odisseia de trinta dias pela realidade amazônica e andina, revelando um continente em ebulição e perpassado pela cultura milenar andina, que irradia substancia primordial na constituição de novos paradigmas políticos pelo continente sul-americano.

Comentários: Elaine Tavares – possui graduação em Jornalismo (1991) e especialização em Psicologia da Comunicação (1994) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2001). Atualmente atua como jornalista e pesquisadora no Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da UFSC.

Cine Filosofia

O projeto, do Centro Acadêmico de Filosofia, adquire neste ano caráter quinzenal e absorve a temática provocativa iniciada ano passado com a realização do I Encontro de Filosofia Oriental. Desta vez na forma audiovisual de guerrilha epistêmica, procura-se questionar os sentidos de uma filosofia no espaço histórico-geográfico latino-americano.

Informações: 

Tags: cine filosofiapachamama