FAM 2014: crianças marcam presença na Mostra Infantojuvenil na UFSC

29/05/2014 14:16

Crianças de escolas públicas e privadas participam do da Mostra Infantojuvenil do FAM. Foto: divulgação

Quase duas mil crianças de escolas do município já passaram pela Mostra Infantojuvenil do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) até a tarde desta quarta-feira. A Mostra, que é gratuita, terá mais três edições até sexta – às 9h e às 14h –, sempre com a presença de estudantes das escolas públicas e privadas da Capital. Nas sessões que ainda restam, cerca de 1,2 mil crianças estão sendo aguardadas.

As sessões da Mostra Infantojuvenil começaram na segunda-feira e, nem mesmo a greve que paralisou o sistema de ônibus nesta quarta diminuiu o público. As escolas conseguiram trazer seus alunos ao auditório do Centro de Eventos da UFSC. Em uma delas estava Kaynã, 7 anos, que pela primeira vez entrou numa sala de cinema. “É muito legal. Não senti medo quando tudo ficou escuro. Adorei o filme da baleia (A Baleia e o Tesouro)”, contou o aluno do segundo ano da Escola Municipal João Alfredo Horr, do Córrego Grande.

“Assim como foi para Kainã, também é para muitas outras crianças ”, reforça a coordenadora da mostra, Maria Emília de Azevedo. “Isso só reforça a importância do FAM, que tem como um de seus objetivos formar público para o cinema”.

Outros Opostos

João Vitor de Paiva Pinto (12) estuda no Colégio de Aplicação da UFSC e foi a sétima vez dele no FAM. Vitor Lopes (9) veio pela primeira vez. Ele estuda no Instituto Estadual de Educação. Apesar da experiência conhecida por João e inusitada para Vitor, ambos acharam a oportunidade de vir para o cinema uma boa ideia. E também gostaram do mesmo filme: Dinossauro Rex. “Aprendi com o filme que temos que ser amigos de todos. E achei legal porque foi feito de massinha. Vou tentar fazer em casa”, disse Vitor.

Para João, a vinda ao FAM é sempre interessante: “Acho que o cinema é um jeito mais fácil de aprender os conteúdos que a gente vê na escola. Como a ditadura, o nazismo.” O colégio também incentiva os alunos a escreverem relatos pessoais sobre o festival. Mas João gostou mesmo foi de Dinossauro Rex: “Foi o filme mais engraçado”.

Além dos estudantes acompanhados de seus professores, a Mostra também costuma ser visitada por pais e filhos. Pelo menos 500 já passaram pelo auditório. Um dos filmes que mais trouxe esses “convidados” foi “Super Plunf”, de Camila Rumpf e Henrique Pereira Oliveira, que fez sua estreia durante o FAM. Produzido pelo Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som da UFSC e apoiado pelo Funcine, o filme conta a história de um menino que é fissurado em comida instantânea, até que descobre que sua vida pode ser muito diferente. O filme tem um viés didático, estimulando uma reflexão sobre os hábitos alimentares, mostrando como a comida e as maneiras de se alimentar foram mudando com o passar das décadas.

O FAM segue até sexta-feira, com entrada gratuita em todas as atividades, e acontece graças ao patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, FunCultural/Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte/Governo do Estado de Santa Catarina, Eletrobras, Petrobras, Ministério da Cultura/Governo Federal, com o apoio da Fundação Franklin Cascaes/Secretaria de Cultura/Prefeitura Municipal de Florianópolis e Departamento Artístico Cultural/Secretaria de Cultura/Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

Leia também: FAM 2014: festival de cinema segue com programação gratuita até sexta

Assessoria de Comunicação do FAM 2014

Equipe: Paulo Scarduelli (coordenação) Fone (48) 9112.7757

Barbara Pettres, Clara Chaves, Marília Goldschmidt Labes e Marlon Assef

FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

Até 30 de maio de 2014

Site Oficial: www.famdetodos.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/audiovisualmercosul

Twitter: http://twitter.com/FAMcinema

Tags: crianaçasFAM 2014UFSC