Evento on-line ensina técnicas para gestão do conhecimento nas empresas

06/05/2014 14:53

Nesta sexta-feira, 9 de maio, às 14h, o professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Neri dos Santos, abordará o tema “5 passos para melhorar a gestão do conhecimento dentro das empresas”. O evento, on-line e gratuito, é promovido pela SocialBase, empresa que desenvolve plataformas de comunicação.

O professor Neri irá falar sobre o conceito de “ba”, termo criado pelo filósofo japonês Kitaro Nishida, que representa um espaço, um local, um momento de interação e de compartilhamento, onde se cria uma cultura compartilhada. Para aplicar esse conceito às empresas, irá dividir a criação de um ambiente colaborativo em cinco fases. Na primeira, que se refere ao compartilhamento, o desafio é incentivar os colaboradores a compartilhar ideias e conhecimentos.

De acordo com ele, o ambiente virtual tem papel preponderante nesse desafio. “O compartilhamento do conhecimento tácito é a etapa mais crítica do processo. Ele não pode ser comunicado ou transmitido de maneira simples, pois é adquirido, sobretudo, por meio da experiência. Uma plataforma de comunicação interna virtual resolve bem esse problema”, conclui.

Outro passo essencial para melhorar a gestão do conhecimento é a criação de conceitos, que facilita o processo de conversão de conhecimento tácito em explícito. Serão abordadas, ainda,  mais três fases: prova de conceitos, criação de um protótipo e disseminação interativa do conhecimento.

A última, frequentemente se expande horizontal e verticalmente por toda a organização por meio de um novo ciclo de criação do conhecimento. Como resultado, acontece a mobilização de empresas afiliadas, clientes, fornecedores, concorrentes e outras organizações externas à organização em busca de um mesmo objetivo e ideal.

Serviço

O quê: webinar “5 passos para melhorar a gestão do conhecimento dentro das empresas”.

Quando: 9 de maio, às 14 horas.

Onde: na página da SocialBase.

Tags: 5 passos para melhorar a gestão do conhecimento dentro das empresasEGCNeri dos SantosUFSC