Estudantes de Paisagismo contribuem para revitalização do campus

05/05/2014 08:00

Na manhã da quarta-feira, 30 de abril, os estudantes da disciplina de Paisagismo, do curso de Agronomia da UFSC, participaram da revitalização de alguns canteiros do campus da Trindade: limparam-nos e plantaram mudas de flores que eles mesmos produzem. A atividade faz parte das aulas práticas da disciplina e teve como objetivo central propiciar aos estudantes um contato com a realidade da manutenção de jardins, o preparo de canteiros e o plantio de mudas de flores.

Professor Enio Pedrotti e os estudantes de Paisagismo. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

“O principal ponto de reflexão que levamos aos estudantes é que o campus universitário está completamente inserido no contexto do aumento da densidade populacional no meio urbano”, explica o professor da disciplina, Enio Luiz Pedrotti, do Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. “Milhares de alunos, professores, visitantes e a comunidade em geral circulam no campus da UFSC, apreendendo não somente as linguagens técnicas das salas de aula e dos laboratórios, mas também as outras linguagens de comunicação que uma universidade pode usar para influenciar o seu entorno. Os sinais transmitidos pela beleza de seus jardins, o conforto térmico possibilitado pelas sombras de suas árvores e o conforto visual provocado por um conjunto harmônico de vegetação podem provocar as mais profícuas sensações nos usuários de um campus universitário”, diz.

Estudantes da disciplina de Paisagismo contribuem para a revitalização dos canteiros do campus. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

Também segundo o professor, ao realizarem as aulas práticas, os alunos percebem que melhorar os jardins possibilita o enriquecimento do ecossistema florestal local. Estas aulas práticas também são importantes para que os estudantes tomem consciência da realidade sobre as dificuldades da manutenção de jardins em uma grande área como é a do campus da UFSC.

Tags: AgronomiaCampusÊnio PedrottiPaisagismoUFSC