Doutorando da UFSC ministra curso sobre escritor Lima Barreto

06/05/2014 17:03

A Fundação Cultural Badesc realiza no dia 30 de maio, das 14h às 18h, o minicurso O arquivo inédito do escritor Lima Barreto, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O ministrante é Cristiano Mello de Oliveira, especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É mestre e doutorando em Literatura pela UFSC.

O minicurso é indicado para alunos da graduação e da pós-graduação em Letras e demais interessados na dualidade literária e histórica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do envio de um email para  até 23 de maio, com o título “Oficina Lima Barreto”, informando nome e formação acadêmica. 

Os manuscritos sobre a escravidão no Brasil do escritor Lima Barreto na Biblioteca Nacional foram pesquisados por Cristiano, que vai relatar como foi esta experiência. O material revela profundas relações com o contexto histórico da época, assim como evidencia desdobramentos na obra literária do autor.

A finalidade do minicurso é capacitar os alunos a conhecerem panoramicamente a vida e o legado intelectual e artístico do escritor; instigar o interesse pela dualidade literária e histórica; compreender as principais articulações da obra de Lima Barreto no Brasil e suas relações intelectuais e promover o diálogo da obra de Lima Barreto com o pano de fundo histórico, sociológico e artístico europeu.

Cristiano é também membro do grupo de pesquisa História e Tradução. Atualmente investiga o Novo Romance Histórico Brasileiro. É autor do livro “Ficção e documento: debates e entrevistas imaginárias sobre temas polêmicos com Mário de Andrade”.

Mais informações com Cristiano Mello de Oliveira no telefone (48) 9936-9855.

Tags: Cristiano Mello de OliveiraLima BarretominicursoUFSC