Alunos do ensino médio e de Relações Internacionais participam do SiEM 2014 no Centro de Eventos

14/05/2014 16:05

Alunos de escolas públicas e particulares de Santa Catarina participam da Simulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino Médio (SiEM), no dia 16 de maio (sexta-feira), a partir das 8h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, para discutirem de forma aprofundada fatos históricos e assuntos da atualidade que causam impactos na sociedade. No evento, cada colégio representará um país e os estudantes estarão no papel de autoridades como chefes de estado e diplomatas.

O SiEM é um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos de Relações Internacionais (RI) da UFSC, coordenado pelas professoras Patrícia Ferreira Fonseca Arienti e Graciela de Conti Pagliari. O objetivo é fomentar a educação e a cultura dos jovens por meio da simulação dos processos de tomada de decisão dos principais foros de debates das Organizações Internacionais (ONU, COP 15, União Europeia etc).

Nesta quarta edição, serão debatidos os seguintes temas:
A Crise Constitucional do Mali – Assembleia Geral das Nações Unidas;
A Violação dos Direitos Humanos na Síria – Assembleia Geral e Conselho de Segurança das Nações Unidas;
O Uso do Véu Islâmico – Conselho da União Europeia.

O projeto consolidou-se na UFSC e cresce a cada edição. Neste ano, serão 14 escolas participantes: Aplicação, Catarinense, Geração, Colégio da Lagoa, Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, Colégio Estadual Simão José Hess, Imaculada Conceição, Autonomia, Escola da Ilha, Energia, Instituto Estadual de Educação, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Araranguá e Florianópolis e COC Florianópolis. Os calouros de RI participam nas delegações juntamente com os alunos do ensino médio.

Contatos

Telefone: (48) 3721-6508
E-mail: 
Página oficial: siem.ufsc.br
Facebook: https://www.facebook.com/siemufsc

Tags: ONUrelações internacionaisSiEMSimulação de Organizações Internacionais para Alunos do Ensino MédioUFSC