Agenda Cultural: Teatro da UFSC recebe espetáculos da Cia Rústica neste fim de semana

16/05/2014 16:30

“Clube-do-Fracasso”. Foto: Alex Ramirez

O Teatro da UFSC recebe os espetáculos “Clube do Fracasso”, no sábado, 17 de maio, e “Natalício Cavalo”, no domingo, 18, ambos às 20 horas. As peças integram o Cia. Rústica em Circuito e a apresentação no Teatro faz parte do projeto Cena Aberta do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (SeCULT).

Este ano, a Cia. Rústica completa uma década de atividades. Com 24 prêmios no currículo, o grupo é um dos mais atuantes e consagrados na cena teatral gaúcha. A estreia foi em 2014 com Macbeth – herói bandido, uma adaptação para a famosa obra de William Shakespeare. De lá pra cá, a companhia dirigida por Patrícia Fagundes já produziu oito espetáculos e dois projetos de intervenções urbanas.

“Natalicio-Cavalo”. Foto: Alex Ramirez

Para comemorar os dez anos, o grupo promove o projeto Cia Rústica em Circuito, que recebeu o Prêmio Myriam Muniz de Circulação da Funarte. Além da apresentação na UFSC, no dia 19, fará uma intervenção urbana no centro de Florianópolis. Após, o grupo segue para Blumenau e Itajaí.

A programação inclui produções do repertório do grupo, como a montagem Natalício Cavalo (Prêmio Braskem 2013 de melhor espetáculo). Na peça, o protagonista está morto. Cabe aos atores reconstituir sua história tecendo fragmentos e imaginando o que não sabem. Em cena, a trajetória de um anti-herói que vaga entre a cidade e o pampa durante o século XX, celebrando a vida e encontrando a morte em mais de uma esquina.

Outro destaque do roteiro é o espetáculo Clube do Fracasso (Prêmio RBS Cultura 2010). A peça se estrutura em vários jogos que se desdobram sobre áreas diversas da experiência humana: memórias, amores despedaçados, exposições ao ridículo, tentativas falidas, a sede do sucesso, nossos medos e dificuldades. Os espectadores são recebidos como sócios de um clube que não pretende impor um discurso, apenas compartilhar experiências de um encontro. Já dizia Beckett: “Tente. Fracasse. Tente outra vez. Fracasse outra vez. Fracasse melhor”.

Ainda compõem as atrações, as intervenções do projeto Desvios em Trânsito. Nas performances, personagens fora do comum transitam pelas ruas e se integram ao tecido urbano, causando estranhamento e até interagindo com o público. Em Florianópolis, essa intervenção urbana será apresentada no dia 19, às 11 horas, no Calçadão Felipe Schmidt.
Na internet, é possível conhecer melhor o trabalho da trupe. Já está no ar uma exposição virtual do fotógrafo Alex Ramirez com dez imagens de espetáculos da companhia. Para conferir, basta acessar o site: www.ciarustica.com

Serviço 1:

O quê: Apresentação do espetáculo “Clube do Fracasso”, Cia. Rústica em Circuito
Quando: 17 de maio, sábado, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade)
Quanto: R$ 10 (50% de desconto para estudantes e idosos). A bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo

Serviço 2:

O quê: Apresentação do espetáculo “Natalício Cavalo”, Cia. Rústica em Circuito
Quando: 18 de maio, domingo, às 20 horas
Onde: Teatro da UFSC

Mais informações: Produtora Local – Cris Villar: (48) 9658-5117 e

www.dac.ufsc.br / www.ciarustica.com.br