UFSC sedia III Colóquio Merleau-Ponty

23/04/2014 09:26

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia promove, de 14 a 16 de maio, o III Colóquio sobre Merleau-Ponty, com o tema “O que se pode criar hoje a partir do legado de Merleau- Ponty”?

Trata-se do maior e mais importante encontro de pesquisadores do pensamento de Merleau-Ponty em nosso país. O evento chegou a 3ª edição, tendo sua periodicidade trienal (a última edição ocorreu em João Pessoa e a anterior em Salvador). O evento tem ganhado cada vez mais respaldo e notoriedade, pois, em várias regiões do Brasil, principalmente nas universidades, estão sendo desenvolvidos vários projetos de extensão, os quais se ocupam de produzir a inclusão cultural no campo das Artes Integradas, da Filosofia, da Práxis Política e da experiência Clínica, tomando como matriz teórica as ideias do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Estes projetos estão ligados a pesquisas filosóficas, as quais tentam pensar o sentido ético, político e antropológico do fazer artístico, da práxis política, da atividade clínica, dentre outras. Reunir estes profissionais, extensionistas e pesquisadores, tal como já ocorreu nas duas versões anteriores do colóquio, é uma ocasião preciosa para o desenvolvimento de novas tecnologias de produção de saberes e de práticas sobre a arte, a política e a clínica. Trata-se, portanto, de uma atividade que, a partir do preceito de indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa, procura promover a integração das ações de inclusão desenvolvida por pesquisadores (da obra de Merleau-Ponty) e profissionais (ligados às artes integradas) à formação técnica e cidadã dos estudantes do curso de Filosofia, de sorte a favorecer o desenvolvimento e a difusão de novos conhecimentos e novas metodologias de ensino, pesquisa e extensão.

O evento prevê – além das apresentações artístico-culturais – a publicação dos vários debates sistematizados na forma de artigos científicos, os quais serão editados pela Revista Principia, em formato eletrônico, de sorte a contribuir de forma permanente com o crescimento das discussões acerca do filósofo no país.”

Inscrições e programação : www.merleaupontyemflorianopolis.blogspot.com.br

Tags: colóquioMerleau-PontyPrograma de Pós-Graduação em Filosofia