Professor da UFSC lança Manual do Correspondente Internacional

18/02/2014 09:17

O professor do Departamento de Jornalismo do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antonio Claudio Brasil Gonçalves, lançou o livro “Manual do Correspondente Internacional na Era Digital”, pela editora Ciência Moderna, do Rio de Janeiro (RJ).

O livro é resultado do curso de Jornalismo Internacional, ministrado pela primeira vez na Universidade em 2011, e que teve Antonio Brasil como um de seus docentes. O Manual incrementa a produção intelectual da Universidade – constituindo-se em um instrumento de pesquisa e referência na formação dos futuros jornalistas – e, por meio dele, beneficia-se não apenas o curso de jornalismo da UFSC, mas os de todo o país.

O lançamento repercutiu em várias mídias, como o programa Manhattan Connection, do canal Globo News, e o jornal Diário Catarinense. Este é o primeiro manual produzido no Brasil que busca explicar como trabalha o correspondente internacional, com destaque para as novas possibilidades como o uso da tecnologia digital. Por meio de entrevistas, reportagens e artigos, o Manual do Correspondente busca descrever o ambiente e as situações encontradas por um profissional que decide por esse campo da carreira jornalística. 

Outro assunto abordado são as consequências da popularização da internet e outras ferramentas digitais, que trouxeram tanto oportunidades como dificuldades para o mercado jornalístico.

Quem desejar adquirir o manual pode encontrá-lo nas versões impressa e eletrônica, neste link: http://www.lcm.com.br/site/#livros/detalhesLivro/manual-do-correspondente-internacional-na-era-digital.html

Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo na Agecom / UFSC
matheusalvesdealmeida@gmail.com

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br

 

Tags: Antonio Brasilcurso de jornalismomanual do correspondente internacionalUFSC