Livro da EdUFSC desperta interesse para a Filosofia da Tecnologia

18/02/2014 13:56

Ainda recente como disciplina acadêmica (meados do século XX), a Filosofia da Tecnologia está em alta no mundo como campo teórico. O Brasil rema contra a maré e continua voltando as costas para a ciência. Daí a importância estratégica da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) em reeditar Filosofia da Tecnologia – Um convite, de Alberto Cupani.

Revigorada pelo grande número de artigos científicos, a disciplina passou a ocupar espaço privilegiado nas universidades. “Quem nela se introduz fica surpreso com o fato de que a proverbial administração filosófica tenha demorado tanto em gerar esta disciplina”, constata o autor, que justifica o desinteresse brasileiro também pela falta de traduções. As obras de referência foram publicadas originalmente em inglês, francês, alemão e espanhol. O autor faz um resumo das contribuições dos principais pensadores da área.

Argentino de Córdoba, onde se doutorou, Alberto Cupani é professor titular do Departamento de Filosofia da UFSC. Suas pesquisas estão voltadas à Filosofia da Ciência e da Tecnologia.

Mais informações: (48) 3721-9408; www.editora.ufsc.br
Diretor executivo – Fábio Lopes: flopes@cce.ufsc.br; (48) 9933-8887