Exposição ‘As cores da Ilha’ na Fortaleza de São José da Ponta Grossa
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada na Praia do Forte, recebe a exposição “Cores da Ilha”, do artista plástico Elias Andrade, montada na parte térrea da Casa do Comandante, um edifício do Século XVIII e poderá ser visitada até 28 de fevereiro. Nesta mostra, Elias Andrade não se dedica unicamente a retratar as heranças culturais que os açorianos nos deixaram – tema que o consagrou nacionalmente –, mas amplia sua temática com temas mais atuais e nosso cotidiano contemporâneo.
“Vivendo em meio ao ambiente paradisíaco da Ponta do Sambaqui, pescando no braço do rio Ratones, o artista vivencia esta plenitude, retirando dali a fonte de inspiração para uma arte visceralmente ligada a essas vivências ecológicas. Ao contrário dos ingênuos que fabricam lembranças para os turistas, Elias é um artista que não faz concessões: pinta e cria para atender às suas necessidades expressivas, e o faz de uma forma bastante coerente com suas propostas.
Tendo desenvolvido o desenho desde o início de sua carreira, Elias é hoje dono de um traço solto e seguro, que se entrelaça com pinceladas gestuais de cores fortes e sensuais. Sua pintura não relata nem narra; os temas – sereias, marinhas, festas populares – são apenas um ponto de partida. O artista, com a mais plena desenvoltura, liberta-se deles e cria uma pintura autônoma, cheia de vivacidade e energia…” João Otávio Neves Filho, o Janga, artista plástico.
O projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina integra, atualmente, a Secretaria de Cultura da UFSC (SeCult). A Universidade Federal de Santa Catarina, com recursos do Banco do Brasil, restaurou a fortificação de São José da Ponta Grossa no inicio dos anos 90, e a abriu a visitação pública. Além da magnífica vista da fortaleza, o visitante terá contato com um verdadeiro museu ao ar livre, e também poderá visitar outras três exposições no local: “Rendas de Bilro de Florianópolis”, “Fortaleza São José da Ponta Grossa” e “Hábitos Alimentares dos Ocupantes da Fortificação” – esta última é resultado de prospecção arqueológica no local.
Serviço:
Abertura: 16 de janeiro, das 19h30min às 22 horas.
Local: Fortaleza São Jose da Ponta Grossa (Praia do Forte).
Período: 17/1 a 28/2.
Promoção: Secretaria de Cultura da UFSC.
Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
Informações: (48) 3721-8302 (UFSC) ou 3335-0035 (Elias).
Visitação depois da abertura: os visitantes terão desconto de 50% no valor da entrada, desde que apresentem o convite da exposição.
Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br