Pós-Graduação em Direito da UFSC completa 40 anos

05/12/2013 14:30

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comemorou 40 anos de atividades acadêmicas nesta terça-feira, 3 de dezembro. Avaliado pela Capes como um dos melhores da área no Brasil, o Programa acumulou neste ano 948 trabalhos de conclusão de cursos,  sendo 179 teses de Doutorado e 769 dissertações de Mestrado. Nos dias 2 e 3 de dezembro foram realizados encontros para debater as pesquisas dos doutorandos, conferências com os professores portugueses Branca Martins da Cruz e António Manuel Hespanha, homenagens aos servidores, professores e alunos, e três salas do PPGD receberam os nomes dos professores Alcides Abreu, Osvaldo Ferreira de Melo e Paulo Henrique Blasi.

O PPGD foi criado em 1973, quando inaugurou o Curso de Mestrado, dentro de um processo de evolução da pós-graduação em Direito no Brasil, tendo como bases o Direito Crítico e a Filosofia do Direito, voltado para a análise das transformações da sociedade, da economia, da política, do estado e dos direitos. Seus educadores sempre estimularam a formação de profissionais e de pesquisadores com elevados padrões acadêmicos, valores éticos e a consciência da responsabilidade social.

A abrangência  do PPGD não se limita ao estado de Santa Catarina, uma vez que tem oferecido cursos na sede e em outros estados da federação, tendo seus professores e estudantes e egressos participação ativa em atividades acadêmicas em todos os continentes. Perfeitamente integrado ao processo de democratização da pesquisa jurídica, realiza constantemente intercâmbio cultural com instituições das Américas, África, Ásia e Europa.

As atividades de pesquisa do PPGD são realizadas em três  áreas de concentração e seis linhas de pesquisa.

Áreas de concentração:

Direito, Estado e Sociedade;

Direito e Relações Internacionais;

Teoria, Filosofia e História do Direito.

Linhas de pesquisa:

Conhecimento Crítico, Historicidade, Subjetividade e Multiculturalismo;

Constituição, Cidadania e Direitos Humanos;

Direito da Sociedade de Informação e Propriedade Intelectual;

Direito, Meio Ambiente e Ecologia Política;

Sociedade, Controle Social e Sistema de Justiça;

Globalização, Regionalismo e Atores das Relações Internacionais.

A revista Sequência – Estudos Jurídicos e Políticos -, publicação semestral ininterrupta desde 1980, com 67 números publicados, traz aos leitores artigos de importantes pesquisadores  e pensadores, com reflexões e outros estudos que focalizam temas da atualidade.

Fonte: http://ppgd.ufsc.br/

Fotos: Jair Filipe Quint / Agecom / UFSC

Tags: 40 anosPPGDUFSC