Especial Parque Nacional São Joaquim na TV UFSC
A TV UFSC exibe neste domingo, 22, às 21h, reportagem especial que destaca a natureza da região do Parque Nacional de São Joaquim e as pesquisas científicas praticadas por especialistas de universidades de SC e RS.
O Parque está localizado na região serrana do estado de Santa Catarina, próximo à cidade de São Joaquim, nos municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Orleans e Grão Pará. O parque foi criado em julho de 1961, com o principal objetivo de preservação dos remanescentes de Matas Araucárias e do bioma Mata Atlântica.
Os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja, o ponto de maior altitude, com 1822 metros. Aberto à visitação, o público pode fazer caminhadas passando pelas araucárias, mata nativa, cachoeiras e pelas nascentes de diversos rios, entre eles o rio Pelotas, que também é conhecida como nascente do Rio da Prata.
Desde a década de 60, o parque também promove educação ambiental e incentiva a pesquisa, nas diversas áreas ligadas à geografia, botânica, zoologia e climatologia. Hoje, diversos pesquisadores da UFSC, Udesc, Epagri, ICMBio, FURB e estudantes se dedicam a um projeto ambicioso: catalogar a topografia, animais e plantas do local e observar as alterações sofridas pelas mudanças climáticas nas próximas décadas.
Produzida pela TV UFSC, a reportagem entrevista os profissionais que trabalham no Parque Nacional São Joaquim e mostra um dia inteiro desses pesquisadores, com o destaque para as belezas naturais da área de aproximadamente 43 mil hectares da serra catarinense. O especial estreia no domingo,
Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro
No sábado, às 14h estreia o curta-metragem Ouro Fino, gravado em 1926. A pequena revista cinematográfica mostra aspectos da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, como o carnaval e uma pequena fazenda, de propriedade de Antonio Villela M. de Azevedo, farmacêutico que conseguiu crescer economicamente através do café. A gravação parece muito com um filme doméstico realizado na década de 20.
Às 14h10 é a vez do episódio inédito Trasladação das cinzas de Estácio de Sá, penúltimo do bloco temático Vida Cotidiana, da série Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro. As imagens da derrubada do morro do Castelo, em 1922, para a realização da Exposição do Centenário da Independência do Brasil marca o início da perambulação das cinzas do fundador do Rio de Janeiro, Estácio de Sá. Inicialmente transferidas para uma capelinha na Tijuca, foram, em agosto de 1831, definitivamente acomodadas na Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, em cerimônia acompanhada por autoridades, civis, soldados e o cardeal D. Sebastião Leme.
A série Resgate do Cinema Silencioso Brasileiro exibe imagens perdidas que recontam a história brasileira do início do século XX, encontradas e agrupadas pela Cinemateca Brasileira. Ao todo, são vinte e sete curta-metragens, datados entre 1910 e 1932 e exibidos este ano pela TV UFSC todos os sábados, a partir das 14h.
UFSC Entrevista
Considerado um dos principais fotojornalistas do mundo, Evandro Teixeira é o convidado do UFSC Entrevista desta segunda-feira, 23. Nativo de Irajuba, interior da Bahia, começou a carreira em 1957 como repórter fotográfico de O Diário da Noite e O Jornal (Diários Associados). Hoje, suas compõem acervos de museus no Brasil e no exterior.
Lançou várias publicações, como destaque para o livro “Fotojornalismo”, de 1983, um verdadeiro arquivo de acontecimentos nacionais e internacionais marcantes desde a década de 60. Obra que, em 1992, foi incluída no acervo da Biblioteca do Centro de Artes Georges Pompidou, Paris, França.
Participou de exposições individuais e coletivas, como a mostra dos 40 mais importantes fotógrafos do mundo, ao lado de Sebastião Salgado, Henri Cartier Bresson, Robert Capa e Marc Ribaud, na Galeria da Leica, em Nova lorque.
Evandro recebeu, entre outros, o Premio Especial da Unesco no Concurso Internacional “A Família”, em Tóquio, Japão (1993), e os Prêmios do Concurso Internacional da Nikon, Japão, 1991 e 1975 e da Sociedade Interamericana de Imprensa, em Miami, EUA com a lendária foto “A queda da moto”, que junto com a famosa imagem da “Passeata dos 100 mil”, tornaram-se símbolos do movimento estudantil contra a ditadura militar no Brasil, entre 1964 e 1968. O UFSC Entrevista vai ao ar nesta segunda, às 20 horas.
Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sitesww.tv.ufsc.br/grade.html e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.
Por Natália Porto/Estagiária/TV UFSC