Empresas Juniores da UFSC se destacam em 2013

13/12/2013 17:53

Empresários juniores de todo o Estado reunidos na UFSC para o “Fejesc Weekend”. Foto: divulgação

O Movimento Empresa Júnior (MEJ),  uma das maiores ações estudantis do Brasil, conta com cerca de 1.200 empresas juniores (EJs)– organizações sem fins lucrativos, que visam ao desenvolvimento de universitários por meio de vivência empresarial –, que realizam projetos de qualidade e baixo custo em relação ao mercado e possibilitam a formação de profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento do Brasil.

As EJs estão espalhadas por todo o país, e Santa Catarina é o quarto estado com o maior número de membros – depois de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. São mais de 600 jovens, inseridos em cerca de 40 EJs. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),há 23  dessas empresas, distribuídas nos campi de Florianópolis, Araranguá , Curitibanos e Joinville.

Em 2013, duas novas EJs foram criadas na UFSC: a primeira é a “Locus Iuris Consultoria Jurídica”, formada por alunos do curso de Direito do campus de Florianópolis. Ela começou a sair do papel no fim de 2012 e é destinada a atender associações, micro e pequenas empresas – principal público das EJs. Já a“ENEjr”, do campus de Araranguá, foi fundada em 2011, mas apenas neste ano obteve seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), passando a existir oficialmente. É a primeira empresa júnior do Extremo Sul catarinense e também a pioneira na área de Engenharia de Energia no Brasil.

Thiago Millnitz no 8º Fórum Jovem da Unesco. Foto: divulgação

As duas empresas, concomitantemente a suas oficializações, ao lado da “Uipi”, EJ de design, também conquistaram o status de federadas durante este ano, passando a fazer parte da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc) e da Confederação Brasileira de Empresas Juniores (BJ). Desde março, a Fejesc tem sido responsável por promover cinco eventos de capacitação na UFSC, dois deles abertos à comunidade universitária: a feira de oportunidades “Ih! Formei”, em parceria com a “Voe Eventos”; e o seminário “Negócios Digitais – Marketing e Vendas”, em parceria com a “Aiesec Florianópolis” e a “Resultados Digitais”.

Este ano também foi marcado por ações sociais e conquistas pelas EJs da UFSC, que, em parceria com a Fejesc, visitaram a ONG Casa São José e entregaram brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças. A “Conaq”, empresa júnior dos cursos de Engenharia Química e de Alimentos, organizou uma campanha em homenagem ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que levou mais de 60 pessoas aos bancos de doação do Hospital Universitário (HU/UFSC). A “Ejesam”, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, comemorou os oito anos do seu Projeto Escola, que busca despertar a conscientização ambiental e preocupação com a natureza em alunos do ensino fundamental de escolas públicas próximas à Universidade.

Em relação às conquistas, o Movimento teve muitos motivos para comemorar. Cases de duas EJs da UFSC foram premiados na sétima edição do Prêmio Fejesc. A “Comunica!”, do curso de Jornalismo, venceu a categoria Case Projeto Externo Fundação Certi, com “O diferencial da Comunicação para se atingir resultados de excelência”. O trabalho foi desenvolvido a partir do documentário “APA – Ponta do Araçá”, produzido pela empresa para destacar a importância da proteção ambiental no município de Porto Belo, Santa Catarina. A Conaq conquistou a categoria Case Oficinas Imaginarium, com o tema “Desenvolvimento de membros com acompanhamento personalizado – o uso de coaching em uma Empresa Júnior”.

Assembleia do CFH, no dia 13 de novembro. Foto: divulgação

A “Conaq” também foi premiada no IX Encontro Paranaense de Empresas Juniores, na categoria Case Responsabilidade Socioambiental, com o tema “Utilizando oportunidades sustentáveis dentro da universidade para geração de negócio”. O case de sucesso foi baseado no Projeto Reuso, desenvolvido pela empresa com o objetivo de reaproveitar a água utilizada pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC. Além das premiações, as EJs da UFSC também tiveram um representante no 8º Fórum de Juventude da Unesco, em Paris. Thiago Millnitz foi presidente da “Ação Júnior”, dos cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Relações Internacionais, durante o primeiro semestre de 2013, e, atualmente, representa o Brasil na Confederação Europeia de Empresas Juniores.

Recentemente, as EJs do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) foram impedidas de realizar suas atividades na Universidade. A decisão foi tomada após várias semanas de debates, organizados pelo Conselho de Unidade e outros setores do CFH. Uma assembleia de caráter consultivo foi organizada para que estudantes, técnicos-administrativos e professores votassem sobre o assunto, e, com a participação de 553 pessoas – cerca de 22% do total do Centro –,a decisão majoritária foi esta: “O entendimento é de que as empresas juniores não são coerentes pedagogicamente com o papel da universidade pública; portanto, a posição desta assembleia é de que as empresas juniores não sejam credenciadas nem autorizadas neste Centro”. Posteriormente, a decisão foi ratificada pelo Conselho do CFH.

Para o próximo ano, a principal perspectiva é a aprovação do projeto de Lei 437/2012, que regulamenta a atividade das empresas juniores no Brasil. Em andamento há dois anos, o projeto de autoria do senador José Agripino – aprovado em setembro na Comissão de Educação e encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça – visa estimular o espírito empreendedor dos estudantes e favorecer a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos na graduação. Com o fim das votações no Senado, o projeto segue para a Câmara dos Deputados, onde será revisado; se aprovado, será encaminhado para a sanção presidencial.

Empresas Juniores da UFSC 

Federadas:

1. Ação Júnior – cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências da Administração e Relações Internacionais: www.acaojr.ufsc.br
2. Nutri Jr – curso de Nutrição www.nutrijr.ufsc.br
3. Conaq- cursos Engenharia Química e de Alimentos:  http://www.conaq.com.br
4. Ejesam – curso de Engenharia Sanitária e Ambiental: www.ejesam.ufsc.br
5. Simbiosis- curso de Ciências Biológicas: www.simbiosis.ufsc.br
6. Comunica! – curso de Jornalismo: www.comunicajr.ufsc.br
7. Uipi – curso de Design: www.uipi.ufsc.br
8. Autojun – curso de Engenharia de Controle e Automação: www.autojun.ufsc.br
9. C2e – curso de Engenharia Elétrica: www.c2e.ufsc.br
10. Ejep – curso de Engenharia de Produção: www.ejep.ufsc.br
11. i9  Consultoria – curso de Engenharia Mecânica: www.i9.ufsc.br
12. ENEjr – curso de Engenharia de Energia  (Araranguá) – https://www.facebook.com/Enejr
13. Locus Iuris Consultoria Jurídica – curso de Direito: https://www.facebook.com/LocusIurisCJ
14. Caltech – Consultoria em Alimentos – cursos Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos e Farmácia:  www.caltech.ufsc.br
15. EPEC – Escritório Piloto – curso Engenharia Civil : http://www.epec-ufsc.com.br



Não federadas:

16. Analize – Assessoria Agropecuária: http://analize.cca.ufsc.br/
17. Café e Fita Crepe – curso de Cinema: https://www.facebook.com/ejcinema
18. Esati– Centro de Engenharia de Mobilidade (Joinville): https://www.facebook.com/esati.ufsc
19. Biblio-Júnior- curso de Biblioteconomia: http://bibliojunior.paginas.ufsc.br

Iniciativas:

20. Pixel – cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação  http://150.162.57.177
21. Persona– curso de Psicologia: https://www.facebook.com/PersonaEJ
22. Tétis– curso de Oceanografia: http://tetis.ufsc.br/
23. Ceifa– curso de Ciências Rurais (Curitibanos): https://www.facebook.com/PersonaEJ

Fernanda Costa/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC

 

 

 

 

Tags: CFHEmpresas JunioresUFSC