UFSC na Mídia: UFSC tem centro específico com cursos na área de Mobilidade

11/11/2013 13:48

UFSC tem o único curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária do país (Foto: Thinkstock/Getty Images)

O Brasil é uma das maiores e mais populosas nações do mundo, por isso, seria natural que o país investisse amplamente na formação de pessoal qualificado para trabalhar com mobilidade. Entretanto, são raros os cursos voltados especificamente para a área. O Centro de Engenharias da Mobilidade (CEM), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é uma das principais referências no assunto.

Criado em 2009, o CEM, em Joinville, oferece o curso de graduação em Engenharia da Mobilidade. A proposta é que os alunos passem por 3 ciclos: o primeiro, de 2 anos, ensina disciplinas básicas de Engenharia; enquanto o segundo, de 1 ano, foca em eixos específicos: Veicular ou Transportes.

Os últimos 2 anos são destinados à ênfase específica: aeroespacial, automotiva, ferroviária e metroviária, mecatrônica, naval, infraestrutura e transportes e logística. Quem preferir pode se graduar antes desta última fase, e sair da faculdade como Bacharel Interdisciplinar em Mobilidade.

Estudantes projetam veículos levando em conta mais do que a Mecânica (Foto: Divulgação/UFSC)

Segundo o coordenador do curso Cristiano Ferreira, a ideia de dividir o curso em módulos tem como objetivo dar mais tempo para o aluno escolher a área em que prefere atuar. “Hoje isso precisa ser feito muito cedo, com 18 anos a pessoa já define a profissão que vai exercer pelo resto da vida”, diz. “Nossa intenção é que o estudante tenha um período de amadurecimento”, completa.

A proposta do curso de Engenharias da Mobilidade é formar um profissional mais plural. Os alunos que escolhem determinada ênfase não terão seus conhecimentos limitados a ela. “Quando pensamos no automóvel, por exemplo, também temos que pensar na logística e na infraestrutura relacionadas a ele”, afirma Cristiano. “No caso de um veículo elétrico, é preciso considerar a rede que irá abastecê-lo”, destaca.

Mas o CEM não se destaca apenas por esta formação ampla. O centro é o único lugar no país a oferecer formação em Engenharia Ferroviária e Metroviária. Como o Brasil investe pouco no transporte sobre trilhos, a capacitação profissional também recebe pouca atenção. “Temos até dificuldade de encontrar profissionais que possam lecionar”, ressalta Cristiano.

A UFSC tem investido justamente na formação destes professores. Recentemente, os docentes receberam treinamento de uma grande empresa de mineração. Para o coordenador, o setor ferroviário é estratégico para o país. “O transporte de carga, por exemplo, poderia, em grande parte, ser feito sobre trilhos”.

Para quem opta pelo bacharelado, Cristiano explica que também há muitas possibilidades profissionais. “A pessoa pode fazer uma pós-graduação ou prestar concurso, mas também tem opção de assumir cargos que não exijam conhecimentos muito específicos, como algo relacionado a modelagem computacional ou gestão de aeroportos, por exemplo”.

Além de aprenderem sobre projetos, infraestrutura, logística e gerenciamento, os estudantes de Engenharias da Mobilidade também têm disciplinas relacionadas a questões ambientais. “Os alunos são sempre instigados a pensarem nisso, além de discutirmos constantemente a questão da diminuição do número de carros nas ruas”, conta o coordenador.

Mais informações:
Engenharias da Mobilidade
Duração mínima: 5 anos
Carga horária: Primeiro ciclo: 1.575h – O restante da carga horária depende das escolhas do aluno. As tabelas podem ser conferidas aqui (1 crédito equivale a 15h).
Local: Centro de Engenharias da Mobilidade
Ingresso: Vestibular
Telefone: (48) 3721-9000

Fonte: Globo Universidade, de 9/11/13

Assista à matéria produzida pelo Globo Universidade
http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/videos/t/edicoes/v/globo-universidade-09112013-mobilidade-integra/2940743/

Tags: Campus de JoinvillemobilidadeUFSC