Inscrições abertas e gratuitas para workshops sobre mudanças climáticas em zonas costeiras

12/11/2013 16:23

Estão abertas as inscrições, até 23 de novembro, para o 3º Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras e o 3º Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos), a serem realizados em Florianópolis, no Hotel Praiatur, de 10 a 12 de dezembro, promovidos pela sub-rede Zonas Costeiras, vinculada à Rede Clima & INCT de Mudanças Climáticas. O evento objetiva integrar os pesquisadores, avaliar os resultados e planejar as ações futuras da sub-rede Zonas Costeiras.

As inscrições são gratuitas, limitadas e abertas para ouvintes e exposição de painéis (trabalhos científicos). Os interessados devem se inscrever pelo endereço http://www.mudancasclimaticas.zonascosteiras.furg.br/workshop/index.php?lang=pt, preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail: .

A sessão de painéis é destinada à apresentação de trabalhos por profissionais, pós-docs, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e bolsistas graduados. Não serão aceitos resumos de trabalhos de alunos de graduação. O evento objetiva integrar os pesquisadores, avaliar os resultados e planejar as ações futuras da sub-rede Zonas Costeiras.

Cada edição do evento promove a vinda de convidados nacionais e internacionais, especialistas em mudanças climáticas, para compartilhar seus conhecimentos e experiências, visando o avanço das pesquisas em mudanças climáticas dentro das áreas de Ciências do Mar no Brasil. Cinco palestrantes internacionais já confirmados:Tim Moltmann (Integrated Marine Observing System – IMOS, Austrália),Thomas Malone (GOOS / University of Maryland Center of Environmental Science, USA), Colin Woodroffe (GeoQUEST Research Centre/University of Wollogong, Austrália), Libby Jewett (Programa de Acidificação dos Oceanos, NOAA, USA) e Steven Crooks (ESA, Climate Change Program Maneger, USA).

Nesta edição haverá sessões compostas cada uma por palestras e mesa-redondas sobre os seguintes temas: “Resultados do relatório do IPCC e previsões climáticas para o Brasil”; “Variação do nível do mar e eventos extremos: vulnerabilidades da linha de costa”; “Acidificação dos Oceanos e Biogeoquímica do Carbono”; “Sistemas de Monitoramento e Observação de Zonas Costeiras e Oceanos”; “Ecossistemas bentônicos: resultados e perspectivas da Rede de Monitoramento dos Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos)”; “INPOH e INCT´s relacionados ao Mar e Zonas Costeiras”; “Políticas Públicas: Monitoramento dos Impactos, Adaptação e Mitigação”.

Confira aqui a programação geral.

Comitê Organizador:

“III Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras”
Rede Clima/ INCT para Mudanças Climáticas Sub-Rede Zonas Costeiras

http://www.mudancasclimaticas.zonascosteiras.furg.br

Outras informações: http://www.mudancasclimaticas.zonascosteiras.furg.br/workshop/index.php?lang=pt.

Tags: 3º Workshop Brasileiro de Mudanças Climáticas em Zonas Costeiras3º Workshop da Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros (ReBentos)inscrições gratuitasUFSC