Içara será cenário da tradicional 20º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina

05/11/2013 17:16

Um total de 65 apresentações de folclore, dança, música, artesanato, gastronomia e religiosidade terá lugar na praça São Donato, em Içara, de 8 a 10 de novembro de 2013

De 8 a 10 de novembro de 2013, a cidade de Içara, berço da colonização açoriana, será o palco das manifestações culturais e folclóricas mais representativas do nosso estado. O 20º Açor – maior Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – terá início sexta-feira, 8 de novembro, às 18h, na Praça da Gastronomia Açoriana. Durante três dias, o evento vai reunir, no centro da cidade (praça São Donato), uma mostra do que há de mais autêntico da cultura açoriana no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade – tudo isso com entrada franca.

Um total de quarenta e sete instituições culturais, quarenta e um grupos folclóricos e seis cantorias do Divino Espírito Santo estão desde o final do 19º Açor – realizado em São Francisco do Sul, no ano passado –  mobilizando-se para a festa. Promovida pela Prefeitura Municipal de Içara – em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura, com apoio da Santur e Governo dos Açores –, a Festa Açoriana de Santa Catarina é realizada a cada ano em uma cidade diferente do litoral catarinense, escolhida pelo conselho consultivo do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA), que realiza o evento.

Este ano, mais de 65 apresentações folclóricas e dois shows musicais constam da programação, que pode ser conferida no site www.nea.ufsc.br. Também estão programadas exposições, apresentações folclóricas, oficinas e exibição de documentários gravados em Santa Catarina e nos Açores. Os foliões serão recepcionados em um grande pavilhão, onde funcionará uma praça de alimentação com pratos da culinária típica dos Açores, e uma área com 38 estandes culturais, apresentando o artesanato de influência açoriana de 30 municípios, e 47 instituições do litoral catarinense. Nesse espaço, artesões vão produzir ao vivo e comercializar suas peças.

As escolas do município, que desenvolveram durante todo o ano conteúdos e atividades pedagógicas em torno da imigração e do seu legado no litoral, também vão mostrar os resultados alcançados. Haverá 10 estandes das escolas municipais mostrando o conteúdo trabalhado durante o ano em Içara, para fortalecer a herança cultural açoriana.  Elas farão, também, exibições de dança folclórica, brincadeiras infantis e participarão do desfile de abertura. O envolvimento dos jovens estudantes faz com que o trabalho em prol da cultura açoriana não termine com a festa. “Mobilizamos mais de 15 escolas da cidade na preparação do Açor, o que significa que estamos ajudando a criar um processo de valorização da herança cultural”, avalia o coordenador do NEA, Joi Cletison.

Na estreia, dia 8, após a abertura das exposições temáticas e da visita das autoridades aos estandes culturais, haverá apresentações folclóricas das 21h às 23h. O show musical Grupo Gente da Terra, de Florianópolis, fará o encerramento. No sábado, dia 9 de novembro, às 10 horas, na rua Marcos Rovaris, no centro da cidade, as apresentações folclóricas irão até as 23h; logo a seguir,  o grupo Cantadores de Engenho, de Bombinhas, encerra a noite de sábado com um grande show. No domingo, às 10h, na Igreja Matriz, está previsto o esperado Encontro das Bandeiras do Divino Espírito Santo; estão confirmadas seis cantorias (folias) e 17 bandeiras do Divino Espírito Santo, de vários municípios, para cantar e tocar durante a missa.

Entre as exposições estão “Açores”, com cenas do folclore, gastronomia e costumes de várias ilhas do arquipélago, fotografadas por Joi Cletison em suas viagens de pesquisa. O fotógrafo português Mauricio de Abreu também participa com a exposição “Os Açores”, que mostra imagens das freguesias rurais de suas ilhas. A exposição “Saudades daquele tempo – O carro de boi carrega lembranças” é uma mostra etnográfica de objetos relacionados à lida na terra. Já na mostra de pinturas “Açores um marco na historia do Brasil traduzida em arte”, a artista Nadia Becker mostra aspectos de cada uma das ilhas do arquipélago.

O Açor já foi realizado nas cidades de, Imaruí, Imbituba, Penha, Içara, Porto Belo, Garopaba, São José, Araquari, Tijucas, São Francisco do Sul, Barra Velha, Laguna, Governador Celso Ramos, Itajaí, Palhoça e Sombrio. O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA) não perde de vista um de seus grandes objetivos ao criar a festa: “Queremos, em breve, ter um corredor turístico-cultural, no litoral de Santa Catarina, com várias festas apresentando a nossa história e, principalmente, a cultura popular”, relembra Joi. Atualmente, o NEA atua em 46 municípios do litoral catarinense, promovendo palestras, cursos, exposições e desenvolvimento de pesquisas que buscam preservar e divulgar a produção cultural açoriana.

Promoção

Universidade Federal de Santa Catarina (Secretaria de Cultura da UFSC).

Prefeitura Municipal de Içara.

Realização

Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC (NEA).

Fundação Cultural de Içara.

Apoio Cultural

Direção Regional das Comunidades/Governo dos Açores.

Santur.

A programação Completa do 20º AÇOR:

www.nea.ufsc.br.

Mais informações:

Núcleo de estudos Açorianos/UFSC (48) 3721-8605.

Fundação Cultural Içara (48) 3432-0712.

Site:  www.nea.ufsc.br

Fonte: NEA/UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC

claudio.borrelli@ufsc.br

Tags: NEANúcleo de Estudos Açorianos (NEA)UFSC