Grupos de dança da UFSC vencem três primeiros lugares em concurso

18/11/2013 14:59

Grupos de dança vinculados ao Projeto de Práticas Corporais do CDS foram premiados no V Encontro Catarinense de Dança. Foto: divulgação

Grupos de dança vinculados ao Projeto de Práticas Corporais do Centro de Desportos (CDS) ganharam os três primeiros lugares na categoria “Danças Populares em Conjunto”, no V Encontro Catarinense de Dança, que contou com a presença de equipes de todo o estado de Santa Catarina. O concurso foi realizado de 8 a 10 de novembro, no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis.

Muitas categorias não tiveram premiação, pois nenhum competidor conseguiu a nota mínima necessária. O grupo Tribo Mosaico – vencedor do primeiro lugar – também ganhou o prêmio de destaque para “Melhor Pesquisa em Danças Populares”; o segundo lugar foi do Wairis Danças Árabes, e, em terceiro, ficou o grupo de dança cigana Andança – as três equipes participaram da competição pela primeira vez.

As bailarinas são integrantes do projeto de extensão Práticas Corporais, inscritas para participar desde o começo do semestre. Os três grupos possuem estudantes da UFSC, mas qualquer pessoa pode participar – basta se inscrever através do site da Universidade, no começo de cada semestre. Para ingressar nos grupos de dança, os interessados também devem ter experiência e passar por uma audição.

Foto: Laise Orsi Becker

O grupo Tribo Mosaico existe há apenas dois meses; antes disso, as bailarinas já tinham experiência com outros grupos, mas apenas recentemente se reuniram sob a coordenação de Cintia Vilanova e criação coreográfica coletiva. Seu estilo é uma fusão de vários tipos de dança clássicos com outros contemporâneos, esua influências incluem flamenco, dança do ventre e danças tribais. Para o concurso, foi inscrita a coreografia “Aloha Auana” – uma dança havaiana.

A coreografia “Um Conto no Oriente”, segundo lugar, levou a dança do ventre para a competição. A idealizadora foi a aluna de graduação em Educação Física Náiade Schardosim. Por fim, o grupo Andança executou a coreografia “Cores” para a música Jakhana Jakhana, da professora Bianca Melyna, e garantiu o terceiro lugar.

O projeto Práticas Corporais oferece outras atividades como yoga, danças circulares e dança indiana. Seu objetivo é possibilitar o acesso a modalidades de desenvolvimento corporal pouco exploradas. Através dele, os grupos já realizaram várias apresentações, como na edição desse ano da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) e do Festival Internacional de Dança de Joinville.

Assista à apresentação do Tribo Mosaico no link.

Mais informações: (48) 3721-8561.

Matheus Alves / Estágiario de Jornalismo na Agecom / UFSC

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC

Tags: CDSGrupos de dançaProjeto de Práticas CorporaisUFSCV Encontro Catarinense de Dança